Bispo de Angra acaba de autorizar obra na Capela do Senhor dos Passos nos Fenais da Luz

Carta foi enviada hoje ao pároco depois de consultada Comissão dos Bens Culturais da Igreja.

O Bispo de Angra enviou hoje ao pároco dos Fenais da Luz, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, uma carta a autorizá-lo a prosseguir com as obras de reparação da empena da Capela do Senhor dos Passos, na Igreja Paroquial dos Fenais da Luz, apurou o Portal da Diocese esta sexta feira.

 

D. António de Sousa Braga refere que a decisão teve por base um parecer da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja, que é a entidade com competência técnica para “avaliar” as intervenções de preservação, conservação ou alteração no património religioso.

 

Acresce que, neste caso, em particular, as obras são “apenas a reposição da empena original”, ainda assim, o prelado diocesano pede aos responsáveis pela paróquia para apresentarem “os projetos, respetivos orçamentos e plano de financiamento”.

 

De resto, este é um procedimento “normal” dentro da diocese que deve sempre autorizar previamente qualquer intervenção.

 

Os párocos devem informar o Bispo de Angra, através de requerimento próprio, sobre o tipo de intervenção que desejam fazer, sobre os custos previstos e até sobre quem fica responsável pelas obras.

 

No que respeita a esta intervenção, na Igreja Paroquial dos fenais da Luz, a intervenção começou sem ter havido uma avaliação prévia por parte da Comissão dos Bens Culturais da Igreja e sem a autorização expressa do prelado diocesano.

 

 

Reposta a legalidade as “obras podem prosseguir”, diz o Bispo de Angra.

Scroll to Top