Carta foi enviada hoje ao pároco depois de consultada Comissão dos Bens Culturais da Igreja.
O Bispo de Angra enviou hoje ao pároco dos Fenais da Luz, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, uma carta a autorizá-lo a prosseguir com as obras de reparação da empena da Capela do Senhor dos Passos, na Igreja Paroquial dos Fenais da Luz, apurou o Portal da Diocese esta sexta feira.
D. António de Sousa Braga refere que a decisão teve por base um parecer da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja, que é a entidade com competência técnica para “avaliar” as intervenções de preservação, conservação ou alteração no património religioso.
Acresce que, neste caso, em particular, as obras são “apenas a reposição da empena original”, ainda assim, o prelado diocesano pede aos responsáveis pela paróquia para apresentarem “os projetos, respetivos orçamentos e plano de financiamento”.
De resto, este é um procedimento “normal” dentro da diocese que deve sempre autorizar previamente qualquer intervenção.
Os párocos devem informar o Bispo de Angra, através de requerimento próprio, sobre o tipo de intervenção que desejam fazer, sobre os custos previstos e até sobre quem fica responsável pelas obras.
No que respeita a esta intervenção, na Igreja Paroquial dos fenais da Luz, a intervenção começou sem ter havido uma avaliação prévia por parte da Comissão dos Bens Culturais da Igreja e sem a autorização expressa do prelado diocesano.
Reposta a legalidade as “obras podem prosseguir”, diz o Bispo de Angra.