D. João Lavrador prossegue catequese na Novena dos Espinhos em Ponta Delgada
O Bispo Coadjutor de Angra desafiou esta quarta feira os cristãos a deixarem-se “tocar pelo chamamento de Deus” através de um conhecimento mais profundo de Jesus Cristo.
A partir da ideia chave da catequese desta quarta feira- “Chamados por Jesus cristo para a missão de renovarmos o mundo”-, proferida no âmbito da Novena dos Espinhos que decorre até ao fim de semana no Santuário do Santo Cristo, em Ponta Delgada, D. João Lavrador afirmou que “só através dele se chega a Deus”.
“Só na relação é que podemos compreender o verdadeiro significado do amor”, destacou o prelado, lembrando que o amor tributário “tem sempre este lado relacional”..
Na sexta catequese, D. João Lavrador alertou para a necessidade de haver “uma maior consciência” da missão dos cristãos no mundo.
“A maior parte dos cristãos ainda não percebeu o chamamento; muitos de nós andamos por andar e se não percebemos que alguém nos chamou à vida e nos interpelou a sermos seus discípulos, então ainda nos falta fazer um longo caminho”, disse o prelado.
O Bispo Coadjutor, à semelhança do que fez durante a visita da Imagem da Virgem Peregrina a São Miguel deixou vários apelos, em particular ás famílias, para orientarem os filhos na descoberta da sua vocação.
“Todos os cristãos são chamados a uma missão e são convidados por Deus a serem seus discípulos” disse o prelado destacando que “não importa a vocação, o que importa é “percebermos que não somos abandonados e nada acontece por acontecer”.
“Nós temos a responsabilidade enquanto cristãos e missionários de levar as pessoas a terem confiança e a a creditarem, com serenidade, no amor do Pai que nunca nos abandona”.
A novena prossegue até ao fim de semana.