Iniciativa decorre esta sexta-feira, dia 18 de outubro
Os principais desafios relacionados com o património cultural da Igreja vão ser aprofundados, dia 18 de outubro, no Museu de Leiria, nas primeiras jornadas da Pastoral dos Bens Culturais da Igreja.
A iniciativa realiza-se no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja e é promovida pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, em colaboração com o Departamento Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, lê-se numa nota citada pela Agência Ecclesia.
Criado em honra de São Lucas, padroeiro dos artistas, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja visa realçar a importância do património eclesiástico no contexto da pastoral, da evangelização, da história, da educação, da arte e do turismo.
Esta celebração pretende ainda promover as melhores práticas de salvaguarda e valorização deste vasto património.
As Jornadas, que contarão com momentos de apresentação e debate, destinam-se a fomentar a partilha de ideias e experiências entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficazes de preservação e dinamização dos bens culturais da Igreja.
O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja convida todos os interessados a inscreverem-se até ao dia 30 de setembro, de modo a permitir uma adequada preparação logística do evento.