Banco Alimentar recolheu 1 755 toneladas de alimentos no fim de semana

Foto: Banco Alimentar de São Miguel

Recolha aumentou em relação ao ano passado

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1 755 toneladas de alimentos em mais de 2 000 superfícies comerciais do país, avançou a instituição de solidariedade social.

Os resultados da recolha representam “um acréscimo em relação ao valor da campanha homóloga do ano passado, num fim de semana marcado pela coincidência com diversas atividades, como a final da Taça de Futebol, concertos, queima das fitas, confirmando assim quer a solidariedade dos portugueses, quer a confiança renovada nos bancos alimentares contra a fome”, lê-se num comunicado da entidade.

“Em tempos de grande ansiedade e alguma incerteza como os que vivemos, enche-nos o coração verificar que se mantêm firmes e inalterados nos portugueses valores tão essenciais como os da solidariedade, da participação cívica ativa”, afirmou a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome (FPBACF), Isabel Jonet, citada no comunicado.

Os alimentos recolhidos vão ser distribuídos em “mais de 2.400 instituições de solidariedade social, que os entregam a cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares comprovadas”, lê-se ainda na nota.

Nos Açores ainda não há dados exatos sobre a recolha mas o número de voluntários bem como superfícies onde foi feita a recolha quer em São Miguel quer na Terceira aumentaram, registando-se uma mobilização de jovens, sobretudo em idade escolar com a adesão a esta iniciativa de voluntariado por partes de turmas dee scolas na disciplina de Educação Moral e religiosa Católica e Cidadania.

Na Madeira, foram angariados nos supermercados da Região no fim de semana 28.160 quilos de produtos alimentares, que serão distribuídos nos próximos meses a pessoas comprovadamente carenciadas, através de Instituições parceiras.

Este resultado, segundo uma nota do Banco Alimentar da Madeira, superou o do período homólogo de 2023, em 21,8% bem como o da última campanha realizada, em dezembro do ano passado, em 2,1%.

Além desta campanha presencial, que contou com a participação de cerca de 40 mil voluntários, vai ainda ser possível contribuir, até 02 de junho, através de vales disponíveis nos supermercados ou na plataforma eletrónica disponível em www.alimentestaideia.pt.

No ano passado, os 21 bancos alimentares contra a fome operacionais distribuíram 25,75 mil toneladas de alimentos, num valor global estimado superior a 39,4 milhões de euros.

(Com Lusa)

Scroll to Top