Iniciativas têm lugar sexta e sábado e juntam um sacerdote e um leigo
O Serviço Diocesano de apoio à Pastoral da Cultura organiza duas tertúlias em São Jorge nos próximos dois dias (sexta e sábado), às 20h0, na Calheta e nas Velas, respetivamente, para debater as Festas do Divino Espírito Santo.
Estas tertúlias, que terão como ponto de partida duas intervenções, a do Padre Ricardo Tavares sobre a Terceira Pessoa da Santissima Trindade e outra do professor Clímaco Ferreira da Cunha sobre a sua vivência, destinam-se a Imperadores, Mordomos, Foliões, Irmãos, Cristãos e todos os interessados, informa uma nota do Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura.
A iniciativa é promovida localmente pelos membros desta equipa e pretende ser uma forma de “cultivar a tradição das festas do Divino Espírito Santo, reflectindo, de uma maneira aberta, sobre os seus aspectos históricos e simbólicos” deste culto que atravessa a religiosidade popular dos açorianos.
“As festas do Espirito Santo são produtos da nossa cultura e nós devíamos aproveitar melhor este fenómeno que tem uma base religiosa para relançar as questões da fé” refere o responsável Pe Ricardo Tavares.
Esta iniciativa, a que se segue um concerto de cravo por Gustaff Van Manen é promovida localmente pela equipa da cultura ao nível da ouvidoria.