Associação açoriana, com sede na Terceira, é uma das benfeitoras regulares da Igreja Mãe de Jerusalém
A Associação Amigos da Terra Santa nos Açores acaba de receber um agradecimento do Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, na sequência de um donativo efetuado no valor de seis mil euros.
Já não é a primeira vez que esta Associação, com sede na ilha Terceira, envia um donativo especial à Igreja mãe de Jerusalém, procurando contribuir para a melhoria de vida dos cristãos na Terra Santa.
“Sabemos que esta quantia é uma gota de água no meio do oceano das muitas dificuldades e necessidades de toda a ordem que as vítimas inocentes da guerra do Médio Oriente enfrentam, mas acreditamos na generosidade e boa vontade de todos os fiéis porque é uma demonstração da comunhão entre as igrejas locais e a Igreja Mãe de Jerusalém”, refere numa nota enviada ao Igreja Açores o cónego Jacinto Bento, cónego do Santo Sepulcro e responsável diocesano pelo Serviço da Pastoral da Mobilidade Humana.
“Todas as denominações cristãs da Terra Santa, incluindo o Patriarcado Latino e a Custódia, estão a tentar prover as muitas necessidades não só dos cristãos mas também de todos os necessitados com as ajudas que vão recebendo” explica ainda a nota.
Ainda no passado dia 3 de novembro o Cardeal Piazzaballa lançou um apelo a toda a Igreja no sentido de uma ajuda material e concreta destinada ao povo Palestiniano e a todos os que sofrem com a “guerra entre o Hamas e Israel”.
“A caridade e a oração animam toda a família numerosa do Patriarcado Latino de Jerusalém, especialmente em tempos de extrema dificuldade.”
No apelo, o Patriarca lembrou que muitas vidas foram salvas e muito sofrimento foi aliviado pelo apoio oferecido durante outras crises recentes na região, incluindo a pandemia de Covid-19, a explosão do porto de Beirute em 2020 e o devastador terremoto na Síria e na Turquia este ano. Em todas essas situações, disse, “ouvimos e respondemos ao clamor dos pobres”.
A mensagem chama a atenção para o fato de que, além da morte, da destruição e da fome em Gaza, a guerra também está a causar a perda de empregos e dificuldades económicas para muitas famílias noutras partes da Terra Santa, especialmente em Belém, na Cisjordânia, além de outros problemas sociais.
“Estamos a enfrentar uma crise que afeta inúmeras famílias de diferentes religiões e todas as nossas instituições, incluindo escolas, hospitais e paróquias”, disse o cardeal Pizzaballa.
“Em Gaza, os nossos recursos materiais foram estendidos para além de nossos muros para incluir os nossos irmãos que sofrem e aqueles que se refugiaram em outros locais. Partilhamos praticamente tudo, desde alimentos e água até remédios e suprimentos”, acrescentou o Patriarca.
“Aprendemos neste momento difícil que, para reconstruir o mundo material, precisamos construir e proteger a confiança entre as pessoas”
A carta termina com este apelo: “Por favor, ajude-nos a fazer a diferença e a construir um ambiente necessário para que, nesta sociedade marcada pelo ódio, possamos novamente plantar as sementes da confiança, da esperança e do amor. Tenham certeza da minha oração e gratidão por cada um de vós!”
Esta associação açoriana dos Amigos da Terra Santa foi criada em 2017 e organiza regularmente um bazar anual para recolha de fundos para enviar para a Igreja Mãe de Jerusalém, assumindo-se assim como uma das suas benfeitoras.