Iniciativa foi apresentada pela deputada jorgense do Grupo Parlamentar do CDS PP
A Assembleia Legislativa dos Açores acaba de aprovar um Voto de Congratulação pela ordenação episcopal de D. José Bettencourt e nomeação como Núncio Apostólico na Geórgia e na Arménia.
A iniciativa legislativa, prevista no regimento da Assembleia, foi apresentada pelo Grupo Parlamentar do CDS PP, nomeadamente pela deputada da ilha de São Jorge, de onde o diplomata é natural, Catarina Cabeceiras.
Depois de ler algumas notas biográficas de D. José Avelino Bettencourt a deputada centrista sublinhou “o excelente percurso ao serviço do povo, do Papa e do Vaticano” e saudou o novo prelado “por tão distinta nomeação”.
Referindo-se ao “filho da ilha de São Jorge”, a deputada do CDS lembrou que D. José Avelino Bettencourt nasceu em São Jorge e apesar de cedo ter partido com a família para o Canadá nunca perdeu o contacto com as suas raízes. Falou da sua vida familiar, do percurso académico, da ordenação presbiteral e da entrada para o corpo diplomático da Santa Sé, sem esquecer que desde 2012 assumiu as funções de Chefe de Protocolo do Vaticano.
Além deste voto de reconhecimento também a Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís, recebeu o novo Núncio numa sessão de apresentação de cumprimentos.
O arcebispo de Cittanova presidiu ainda a uma missa na Igreja Matriz do Santíssimo Salvador da Horta, concelebrada entre outros, pelo ouvidor Pe. Marco Luciano Carvalho.
Esta sexta feira, D. José Avelino Bettencourt estará no Pico e reunir-se-á com o bispo de Angra. D. José Avelino Bettencourt é o convidado da grande entrevista no programa de rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo, ao meio dia, no Rádio Clube de Angra e Antena 1 Açores.