Assembleia e Governo dos Açores enviam mensagens de condolência pela Morte de D. José Policarpo

Vasco Cordeiro destaca personalidade de cardeal emérito “uma voz escutada para além da igreja”.

O Presidente do Governo dos Açores salientou, esta quinta-feira, que o Cardeal-Patriarca Emérito de Lisboa, D. José Policarpo, foi uma personalidade que marcou a sociedade portuguesa pelos valores e ideais que sempre soube transmitir ao longo das últimas décadas.

 

 

“O seu falecimento representa, pois, uma enorme perda para Portugal, uma vez que a sua voz era escutada para além da Igreja, que tão bem soube representar durante os 16 anos em que foi Cardeal Patriarca de Lisboa”, realçou Vasco Cordeiro, na mensagem de condolências que enviou ao Patriarcado de Lisboa.

 

O Presidente do Governo destacou ainda a vertente de homem de cultura de D. José Policarpo, materializada nas dezenas de obras e estudos nas áreas da Teologia, da Pastoral e da Sociologia, além das funções que assumiu como Reitor da Universidade Católica Portuguesa.

 

Também a Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores endereçou esta tarde ao Bispo de Angra, uma mensagem de condolências, dirigida a toda a Igreja portuguesa pelo falecimento do Patriarca Emérito.

 

Ana Luís, na mensagem a que o Portal da Diocese teve acesso, sublinha que se trata de um “Homem corajoso, culto que deixou como testemunhos aos crentes e não crentes uma mensagem de confiança no futuro da humanidade, na Igreja e na sociedade.

 

D. José Policarpo, 78 anos, faleceu ontem. As exéquias fúnebres começaram hoje na Sé de Lisboa. Fuineral realiza-se amanhã às 16h00.

Scroll to Top