O programa da beatificação inclui atos centrais em Madrid e em Roma.
A prelatura do Opus Dei acaba de anunciar que Álvaro del Portillo será beatificado no próximo dia 27 de setembro em Madrid, sua cidade natal.
A cerimónia da beatificação será presidida pelo Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o Cardeal Angelo Amato, prevendo-se a participação de fieis provenientes de todo o mundo. No dia seguinte à cerimónia de beatificação, D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, celebrará uma Missa de acção de graças.
“Neste momento de profunda alegria – declarou D. Javier Echevarría – desejo agradecer ao Papa Francisco a beatificação deste bispo que tantou amou e serviu a Igreja. Desde agora confiamos ao futuro beato as intenções do Santo Padre: a renovação apostólica e o serviço a Deus de todos os cristãos, a promoção e ajuda aos mais necessitados, o próximo Sínodo sobre a família, a santidade dos sacerdotes”, refere uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso.
A biografia de D. Álvaro del Portillo – a quem muitos tratam simplesmente por “D. Álvaro” – está intimamente unida às cidades de Roma (onde residiu a maior parte da sua vida) e de Madrid, onde nasceu no dia 11 de março de 1914, e onde viveu na infância e juventude com seus pais e seus 7 irmãos. Na capital de Espanha, em 1935, conheceu Josemaria Escrivá de Balaguer e poucos meses depois decidiu fazer parte do Opus Dei.
Estudou engenharia, e aos 19 anos, integrou as actividades das conferências de S. Vicente de Paulo, para dar catequese e socorrer crianças desfavorecidas do bairro de Vallecas e noutros bairros onde então havia muita pobreza, na cidade de Madrid do pré-guerra, e para entregar ajudas económicas e alimentos a famílias indigentes.
Mais tarde, com o alento de S. Josemaria, continuou esse tipo de tarefas com outros jovens que participavam dos inícios do trabalho do Opus Dei, que se realizavam em torno da Academia DYA.
No dia 25 de Junho de 1944, concluídos os estudos civis e eclesiásticos, recebeu a ordenação sacerdotal em Madrid, das mãos do bispo da diocese, D. Leopoldo Eijo y Garay. E aí exerceu o ministério sacerdotal até que, em 1946, se mudou para Roma.
Tanto em Roma como em Madrid vão realizar-se actividades, promovidas por Harambee Africa International, para financiar quatro projectos médicos e educativos nascidos na África subsariana, por iniciativa de D. Álvaro del Portillo, durante os anos em que foi prelado do Opus Dei.