Entre os dias 21 e 25 de julho, na Fajã da Caldeira de Santo Cristo, em São Jorge, várias centenas de jovens vão fazer uma experiência de encontro com Deus, com a natureza, consigo mesmos e com os outros jovens. Será um grande encontro, onde Deus, a natureza e a amizade serão protagonistas! Chama-se “Aldeia da Esperança” porque estamos precisamente no Ano Jubilar da Esperança e quem senão os jovens para semear a esperança num mundo tão desesperançado?

Faz sempre o que tiveres medo de fazer. A isto chamamos coragem! Não fiques em casa nem na orla da praia, quando o mar te chama. Não desistas da tua juventude, não te sintas domado, não deixes de ser rebelde!

A Aldeia da Esperança talvez seja a aventura que tu precisas! A Fajã é um lugar muito perto do Céu e lá poderás encontrar-te com o Belo Deus que criou tanta beleza. Sentir-te-ás responsável, também tu, pela beleza.

Jovens de todos os lugares dos Açores vão sorrir contigo, subir e descer prados, banhar-se nas águas límpidas, rir ou chorar, não interessa, desde que seja alegria. Uma das belezas mais puras é a amizade, as novas amizades que te vão encontrar, o céu estrelado à noite, um abraço a qualquer momento, tudo isto não tem preço!

E vais encontrar-te contigo, descobrir porque Deus te quer tanto e cantar tudo o que for possível cantar!

Vem!

Se não vieres, os outros jovens não saberão a falta que fazes.

  1. Espiritualidade e Contemplação: A Aldeia da Esperançaserá um local onde a espiritualidade e a meditação desempenham um papel central. Em linha com os ensinamentos da Laudato Si”, que exortam os cristãos a cuidarem da “casa comum”, o espaço será projetado para te proporcionar momentos de oração e meditação, que permitam que renoves a tua fé a partir de uma perspetiva ecológica integral;
  2. Sustentabilidade e Ecologia Integral: O projeto procurará ser um modelo de sustentabilidade ecológica, adotando práticas amigas do ambiente. Isso está alinhado com os princípios de ecologia integraldestacados na encíclica, onde o Papa Francisco enfatiza a necessidade de integrar preocupações sociais, económicas e ambientais de maneira harmónica;
  3. Educação Ambiental: A Aldeia servirá também como um centro de educação ambiental e formação, onde tu e os teus amigos poderão aprender sobre como viver de forma mais simples, sustentável e respeitosa do meio ambiente;
  4. Comunidade e Solidariedade: A criação de uma comunidade baseada em valores cristãos e de solidariedade será outro pilar importante da Aldeia, contribuindo para a transmissão de valores como a justiça, a inclusão, a tolerância e o respeito pelo outro e pela diferença;
  5. Relação com a Natureza: O projeto sublinha a importância de uma relação respeitosa e simbiótica com a natureza. Ao situar-se numa região natural da Biosfera, a Aldeia procurará integrar-se de forma orgânica no ecossistema local, respeitando e valorizando os seus recursos naturais sem comprometê-los;
  6. Acolhimento e Turismo Religioso: Embora o foco principal seja o espiritual e o ecológico, a Aldeia da Esperança poderá também funcionar como uma chamada de atenção para a importância do turismo religioso, em volta do Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, atraindo peregrinos e turistas.

A partir de um estilo de vida simples, focado menos no consumismo e mais em valores éticos e sociais, a Aldeia quer ser um farol de espiritualidade, solidariedade e sustentabilidade, para a tua vida. A defesa do ambiente e a prática de um estilo de vida mais simples e consciente são princípios fundamentais para a construção de um futuro mais esperançoso para a tua e para as próximas gerações. Nesta Aldeia, és interpelado a refletir sobre a criação de Deus, a pobreza social e a exploração ambiental. Este projeto busca o teu compromisso de fé e ação.

As inscrições estão abertas entre os dias 1 e 31 de março. Depois disso pode ser tarde. Lembra-te que estamos numa reserva da Biosfera, e por isso há um limite para não deixarmos uma grande pegada ecológica.

Não percas tempo!

 “Se tens ou fazes 15 anos em 2025, inscreve-te a ti e diz aos teus amigos para se inscreverem também”.

Quando o fizeres terás de pagar 20 euros, é a taxa de inscrição que cobrirá as despesas de alojamento e de refeições. Só terás de pagar mais a tua deslocação até à ilha, de barco ou de avião.

Podes pagar a inscrição por transferência bancária para PT50003300000000629312340.

Se este for o modo do teu pagamento não te esqueças de mencionar o teu nome, a paróquia e a ilha de onde vens.

Submete o comprovativo.

Se preferires pagar em dinheiro entrega-o ao chefe do teu grupo, que ele saberá como o fazer chegar à organização.

FICHA DE INSCRIÇÃO

A Aldeia da Esperança realiza-se de 21 a 25 de julho, mas deves começar a preparar os teus trilhos bem mais cedo. Sugerimos-te que te juntes ao teu grupo e comecem a fazer o caminho já.  Não precisarás de muito tempo; apenas o suficiente para te preparares para a grande festa de encontro com Jesus e com a natureza por ele criada e por ti protegida.

Felizmente, vivemos em ilhas e, por isso, só podes ir de avião ou de barco até São Jorge, pois para a Aldeia terás de ir a pé. E, como o sítio para onde vamos ainda é uma espécie de paraíso natural, não leves muita coisa. Foca-te no essencial: uma mochila para cinco dias, com roupa confortável e calçado prático, próprio para caminhares na natureza, um impermeável para uma noite mais fria e chuvosa, um camisola mais quente e um chapéu. E, claro, duas toalhas e fato de banho. Leva também chinelos para o duche. Leva repelente de insectos e algum medicamento que tomes com regularidade.

Não te esqueças também de levar um kit para as refeições: um prato, um copo e talheres. Queremos poupar o ambiente e por isso deves usar material reciclável, do qual tens de tomar conta. O que também não podes esquecer é a boa disposição e um coração aberto e desperto. Lá em baixo há pouca rede, mas leva o telemóvel porque ele pode ser útil para o usares como câmara fotográfica. Não queremos que te esqueças desta experiência.

Terás cinco refeições diárias: o pequeno almoço, o almoço, o lanche, o jantar e uma ceia. Vamos viver como uma família e por isso, o momento das refeições terá hora marcada. Quando chegares à Aldeia ser-te-á entregue um horário, que deves respeitar.

Lá terás também sítio para tomar duche e fazeres a tua higiene diária. Terás de levar contigo, também, produtos para a tua higiene.

Como vais dormir em tendas, não te esqueças do saco-cama, pois de madrugada faz frio.

O sítio onde vais dormir com os teus amigos será organizado por idades e por sexo.

Pensámos em tudo, mas também tens de colaborar.

Esta será a tua casa durante quatro dias. Estima-a e mantêm-a sempre limpa e arrumada.

O logotipo da Aldeia da Esperança pode ser interpretado como uma representação simbólica da criação divina e da responsabilidade humana em cuidar da criação. Simboliza a vida e a natureza, que refletem a obra e bondade de Deus. As mãos que envolvem as folhas podem simbolizar a ação de Deus e do ser humano a sustentar a criação, ou a responsabilidade dos cristãos em agir com compaixão e cuidado para proteger o meio ambiente, alinhando-se com os ensinamentos de respeito e cuidado pelo próximo e pela criação e pela sua diversidade, na medida em que todos são bem-vindos nela. As 19 folhas representam os 19 concelhos dos Açores. A partir deste logo, a Purpled Web concebeu e realizou todos os materiais gráficos.

Autora: Inês Cravinho/Purpled web

Scroll to Top