Açores voltam a enviar um missionário do Caminho neocatecumenal

Missa de envio será este domingo

O açoriano João Ponte é o novo missionário do Caminho Necatecumenal que vai ser enviado para o sul de Espanha numa missão de evangelização. A Missa de envio realiza-se este domingo e será presidida pelo Bispo de Angra, segundo informa uma nota do Caminho a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

João Ponte é um jovem leigo, que acabou de fazer o mestrado em Agronomia, e pertence à primeira comunidade neocatecumenal no Cabouco, concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel. Depois de ter estado integrado numa comunidade em Lisboa, foi-lhe destinada uma missão no convivio internacional em Madrid, já este ano.

“O Caminho Neocatecumenal ao ajudar os cristãos a fazerem uma verdadeira iniciação cristã faz com que muitos deles descubram também a sua vocação na Igreja” sublinha a nota que refere que “a disponibilidade para a missão aparece nesta caminhada, sobretudo, como uma resposta agradecida às graças de Deus recebidas”.

É o segundo elemento que as comunidades neocatecumenais dos Açores dão para as missões evangelizadoras. Recordo que em julho passado, uma açoriana de 25 anos, pertencente à comunidade de São josé, partiu para a Mongólia, para uma missão ad gentes.

A missa de envio , que se realiza este domingo, é o culminar de um retiro catequético que se realizou este fim de semana em São Miguel, reunindo membros das diferentes comunidades com a equipa de catequese, liderada pelo Pe Angel e por Lourenço Tourais.

 

Caminho Neocatecumenal nasceu há 50 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández e é reconhecido pela Igreja Católica como “um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje”, assente em três pilares fundamentais: a palavra de Deus, a Eucaristia e a vida em comunidade.

Atualmente o Caminho Neocatecumenal está implantado também em algumas nações tradicionalmente não cristãs, como China, Egito, Coreia do Sul e Japão.

No que respeita à missão ad gentes, o grupo católico conta atualmente com mais de 230 famílias a trabalharem em 52 cidades.

Nos Açores o Caminho Neocatecumenal entrou pela “ mão” de D. António de Sousa Braga, em 2004, e está “instalado” em sete paróquias onde existem 13 comunidades neocatecumenais, nas ilhas de São Miguel (7) e da Terceira(6) e a mais jovem no Pico.

Scroll to Top