A relação com Deus mais do que “um consolo” deve ser “um compromisso

Renovamento Carismático Católico realizou Vígilia de Pentecostes em Ponta Delgada

Levar a alegria do Espírito Santo a todos os lugares da terra “é a principal tarefa de um cristão”, mas para isso todos devem “deixar-se renovar” disse este sábado à noite o assistente dicoesano do Movimento de Renovamento Carismático Católico (MRCC) que celebrou uma Vigília de Pentecostes na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada.

“Onde existe um cristão tem de haver alegria e ninguém deve procurar a religião como um consolo espiritual mas sim como um compromisso” disse o Pe Norberto Brum, fazendo a analogia entre uma doença e um cristianismo de rotinas e de rituais.

“Quando temos uma doença, a dor funciona como uma campainha. Para a combater tomamos um compromido que não resolve a doença apenas tira a dor. Também não devemos procurar um paleativo na fé, nem apenas um consolo espiritual. Para vivermos próximos de Jesus temos de assumir compromissos sérios”, sublinhou o sacerdote que assumiu a liderança do movimento na diocese de Angra há dois anos.

Aliás, para o Pe Norberto Brum esta é uma necessidade que começa a partir de um ponto de vista indiviudal.

“Nós fomos enviados para renovar a face da terra e se ela não está mudada é porque não fomos capazes de nos renovarmos a nós próprios” e essa é “uma tarefa que tem de ser feita por cada um de nós individualmente”, disse, ainda o assistente do MRCC, presente na diocese de Angra há 38 anos.

O MRCC realizou este sábado 23, a tradicional Vígilia de Pencostes, que demorou cinco horas e foi participada esmagadoramente por mulheres.

A Vigília teve como tema “Ungidos na Alegria do Espírito”, tendo por base a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “A Alegria do Evangelho” e foi orientada pela Equipa Diocesana e pelos diversos Grupos e Servidores do Renovamento Carismático da ilha.

A Vigília  “é o momento mais alto de todo o ano no Renovamento Carismático, pois trata-se de uma noite de louvor, bênção e acção de graças”, disse o Pe Norberto Brum.

“Impulsionados pela acção do Espírito Santo queremos actualizar em cada um de nós as maravilhas da manhã do Pentecostes, levando-nos a viver segundo a graça do Senhor” disse o Pe Norberto Brum, lembrando que “mais do que nunca carecemos da novidade do Espírito de Deus” na vida “para que, libertos, tocados e ungidos possamos renovar a face da terra pela renovação das nossas próprias vidas”.

Esta é, de resto, a finalidade do Renovamento Carismático  que consiste “em provocar uma explosão da graça batismal para que o cristão viva a sua vida com profundidade, radicalidade e santidade”.

A missão do Renovamento Carismático “é fazer acontecer, hoje, nos cristãos, a bênção transformadora que ocorreu nos apóstolos e discípulos de Jesus no dia do Pentecostes” que tem por base, “a experiência da unidade e da comunhão” e o “entusiasmo missionário” de anunciar Jesus de forma alegre e feliz”.

Nesta Vigília foi feita uma “grande oração de libertação e cura”, para além da meditação da Palavra de Deus, da oração de intercessão e de louvor e culminou com a celebração da Eucaristia.

O Movimento, actualmente, está implantado nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel, estimando-se em mais de 180 milhões os participantes neste Movimento da Igreja, um movimento pentecostal fundado em 1967 na Universidade Espiritana de Duquesne, nos Estados Unidos.

Scroll to Top