A maternidade “é o dom sincero e gratuito da mãe ao seu filho, numa ligação que perdura para sempre”

 

Foto Igreja Açores/SM

Igreja celebra Vida nascente

Pelo 10.º ano consecutivo celebrou-se na Igreja de São José a bênção das grávidas da zona da cidade da ouvidoria de Ponta Delgada.

“A repetição em cada ano desta cerimónia não lhe retira a beleza e a singularidade próprias e enche todos que nela participam de genuína alegria”, refere o texto enviado ao Sítio Igreja Açores e que foi lido na celebração deste domingo.

“A igreja cumpre a sua missão primeira de acolhimento e valorização dos mais pequenos; reconhece a dignidade da vida que se forma no seio materno e associa-se a estas famílias que aguardam o nascimento dos seus filhos”, prossegue sublinhando que a maternidade “é o dom sincero e gratuito da mãe ao seu filho, numa ligação que perdura para sempre”.

“Uma mulher reza de forma diferente depois de se saber grávida. Estreitam-se os laços que unem essas futuras mães a Nossa Senhora. Mãe é ser Maria. Maria jovem, valente, escolhida por Deus, para acolher, amar e acompanhar os seus filhos”.

Sete grávidas receberam a bênção.

A bênção das grávidas pretende ser um momento simples, de especial agradecimento por estas novas vidas, numa celebração em que todas as s grávidas são convidadas a participar, mas é sobretudo um momento em que também se invoca o exemplo da maternidade de Maria como “estímulo e testemunho” da alegria da maternidade.

Há ouvidorias e paróquias dos Açores que celebram este rito no dia 8 de dezembro, Dia da Solenidade da Imaculada Conceição.

Scroll to Top