A importância da comunicação digital e o Evangelho

Tema domina jornadas do Secretariado Nacional do Apostolado de Oração em Fátima

Levar a oração a mais gente, mais rapidamente e mais longe é o grande objetivo da plataforma digital “Click to Pray” lançada esta manhã, no Carmelo de São José em Fátima pelo Secretariado Nacional do Apostolado de Oração em Portugal, numa parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

A plataforma propõe um ritmo de oração em três momentos ao longo do dia: de manhã; durante o dia e à noite.

“São três propostas muito simples, breves e originais que criam uma atitude de disponibilidade para fazer aquilo que Deus pede em cada dia tendo sempre em conta que cada dia é sempre diferente” disse o Secretário Nacional do Apostoldado de oração, Pe António Valério.

A cerimónia de lançamento desta nova plataforma digital foi presidida pelo Presidente da Comissão Episcopal do laicado e Família, D. Antonino Dias, que sublinhou a importância da “igreja ouvir os jovens e dos jovens ouvirem a igreja”.

“Evangelizar é a missão da Igreja e os jovens são destinatários da evangelização, são a esperança da Igreja e a Igreja vê-se neles, desde os tempos apostólicos, como na primeira carta de São João que se dirigiu aos jovens”, começou por assinalar o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Para D. Antonino Dias, os jovens hoje “têm muita coisa a dizer à Igreja” que também tem “muito a dizer-lhes”, por isso, estes devem ser “protagonistas” da evangelização e “da renovação social”, onde o “intercâmbio de gerações” é importante para a humanidade.

“Os meios digitais são de tal forma importantes que para muitas pessoas são o único modelo de informação”, como as novas gerações digitais que “crescem” neste mundo.

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família alertou ainda que a Igreja tem de “encontrar as melhores formas de comunicação, que deem o melhor impacto à mensagem evangélica”.

“Esta linguagem necessita de ser estudada e utlizada sem atraiçoar a mensagem de que somos portadores”, alertou ainda D. Antonino Dias, bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

O secretário nacional do Apostolado da Oração (AO), que promove as Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital, explicou que esta iniciativa “insere-se num âmbito mais alargado do processo de reestruturação do AO, a Obra na Companhia de Jesus que “chega a mais pessoas no mundo”.

O padre António Valério destacou que os jovens “estão preocupados com um mundo melhor mesmo que pareçam distraídos” e trazem o “desejo de verdade, caminho, paz” na procura que fazem de Deus.

O virtual também é um “lugar de realização” que “não pode estar sem a presença de Deus”, alertou o secretário nacional do Apostolado da Oração, sublinhando que encontrar Deus pode “estar à distância de um click”.

O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), parceiro deste projeto, explicou que esta nova aplicação tem como intuito “provocar” os jovens, levando-os ao “encontro com Deus”.

Para o padre Eduardo Novo, é importante “confiar nos jovens” a evangelização e a “construção de um mundo melhor”: “As novas linguagem aproximam, o click relaciona onde se procura profundidade e compromisso”.

O novo projeto –Click To Pray –  é, para o diretor  do DNPJ, “ um Pentecostes que projeta para um futuro com conteúdo, na transmissão da fé”, onde os jovens são protagonistas e “não meros destinatários”.

As jornadas prosseguem esta tarde com a realização de um workshop sobre jornalismo digital.

CR/Ecclesia

 

 

 

 

Scroll to Top