Evento realiza-se no Pico, no dia 27 de outubro e a participação é livre
As III Jornadas Diocesanas de Comunicação Social realizam-se no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, no dia 27 de outubro, subordinadas ao tema A Construção da Verdade Num Mundo Global.
A iniciativa, promovida pelo Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais da igreja, em parceria com a ouvidoria do Pico e o Jornal O Dever, que celebra este ano o seu 100º aniversário, pretende promover um debate que envolva profissionais da comunicação social de inspiração cristã e profissionais da chamada comunicação social generalista para, em conjunto refletirem sobre a construção da verdade num mundo das chamadas “fake news”.
As jornadas começam às 9h30, com a sessão de abertura com a presença do bispo de Angra e do Diretor do Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais.
A Conferência de abertura- As Metalinguagens do Discurso dos Media no Mundo do Pós-Verdade-, às 9h45 será proferida por Lalanda Gonçalves, professor na Universidade dos Açores. Segue-se uma mesa redonda sobre a Verdade e a sua construção: tensões e contradições na leitura dos factos, moderada pelo Pe. João Bettencourt, Diretor do Jornal O Dever, com a participação de Octávio Carmo, chefe de redação da Agência Ecclesia e um dos dois vaticanistas portugueses; Milton Dias da RTP Açores e David Borges, diretor do jornal Ilha Maior.
Depois do almoço, segue-se uma segunda mesa redonda sobre a Verdade dos media: a responsabilidade de espectadores comprometidos, moderada por Manuel Tomaz, com as participações do Pe. Nunno Fernandes, director de comunicação do Patriarcado de Lisboa; Pe. António Cassiano, diretor do jornal A Crença e Ricardo Freitas, jornalista da Agência Lusa/ RTP Açores. Esta Mesa redonda tem inicio às 15h00.
A conferência de encerramento será proferida pelo Pe Júlio Rocha, Professor do Seminário de Angra e doutor em Teologia Moral, que proferirá uma conferência sobre Comunicar Esperança num Mundo da Pós-Verdade Globalizado.
O Bispo de Angra encerrará as jornadas, com a sessão de encerramento prevista para as 17h30.
Para o Diretor do Jornal O Dever, Pe. João Bettencourt das Neves, trata-se de um momento importante ao qual o jornal se associa e por isso “esperamos que tudo corra muito bem”.
Quanto ao ouvidor do Pico, Pe. Marco Martinho, afirma que será “um momento alto da vida cultural” da ilha, para o qual “estão todos convidados- jornalistas, colaboradores da imprensa local, curiosos, estudantes, comunidade em geral-.
O sacerdote lembra que “não são frequentes debates destes no Pico e por isso, fazê-lo pela mão da igreja também para nós é motivo de satisfação”.
As jornadas de comunicação realizam-se no auditório do Museu dos Baleeiros e conta com uma série de apoios entre eles o Governo Regional dos Açores, a Caixa Económica da Misericórdia de Angra, Museu dos Baleeiros e os Santuários do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada e Senhor Bom Jesus do Pico.
A inscrição é gratuita e pode ser feita em
https://www.igrejaacores.pt/inscricoes-iii-jornadas-da-comunicacao-social/