Pregações são feitas por sacerdotes de cada uma das quarto zonas pastorais da ouvidoria. Encerramento da Novena será pregado pelo ouvidor
A Novena dos Espinhos, que se realiza anualmente na Quaresma no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, tem por tema este ano a Alegria do Evangelho, a partir da Exortação Apostólica do Papa Francisco e começa na próxima quarta feira, informa uma nota da Ouvidoria de Ponta Delgada enviada ao Sítio Igreja Açores.
A primeira pregação, no dia 25 de fevereiro, às 17h45, será feita pelo Pe Marco Sérigo Tavares (zona pastoral oeste), pároco dos Mosteiros e Várzea, que falará sobre “A beleza da Exortação- A Alegria do Evangelho”. No dia 26, à mesma hora, será a vez do Pe Bruno Espínola (também da zona pastoral oeste), pároco nos Ginetes e Sete Cidades, falar sobre o capítulo I da exortação “A Transformação Missionária da Igreja “.
“ O mundo de hoje mesmo no nosso meio: alguns desafios” será o tema sobre o qual o Cónego João Maria Brum, pároco de São Pedro irá meditar no dia 27 de fevereiro, sexta feira. No dia 28, será a vez do Pe João Arlindo Monteiro se debruçar sobre as “Tentações dos Agentes pastorais”.
“Quem anuncia o Evangelho hoje e como o anuncia?” é o tema da pregação do dia 1 de março a cargo do Pe João Luciano do Couto Rodrigues, pároco in solidum das paróquias de Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima. Já no dia 2 de março, o Pe Hélder Cosme, pároco de São Roque, irá pregar sobre “A dimensão Social da Fé e o papel da Doutrina Social da Igreja”.
No sétimo dia da Novena a pregação fica a cargo do Pe Paulo Borges, pároco da Fajã de Baixo e director diocesano do Serviço de Apoio à Pastoral da Saúde, que falará sobre “A opção da Igreja pelos últimos: as periferias hoje”.
No dia 4 de março, “O Diálogo Social, caminho para a Paz” será o tema da pregação do Pe Ricardo Tavares.
O último dia da Novena fica a cargo do Pe José da Encarnação, delegado para São Miguel do Serviço Diocesano para a Pastoral das Comunicações Sociais, que falará sobre “Evangelizar no Espirito hoje com Maria, Mãe da Evangelização”.
A conclusão da Novena, no dia da festa, a eucaristia de encerramento será presidida pelo ouvidor de Ponta Delgada, Cónego José Medeiros Constância.
A Festa dos Espinhos realiza-se na sexta feira às 18h00.
Todas as pregações decorrem a partir das 17h45.
A Novena dos Espinhos é uma das três festas emblemáticas que se realizam no Santuário do Senhor Santo Cristo, tal como a do Cristo Rei antes do inicio do Advento.