Preparar o jubileu dos 175 anos do nascimento da Beata Maria Clara do Menino Jesus é um dos objetivos
A Província Portuguesa das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Confhic) vai acolher esta quarta-feira um encontro internacional integrado no esforço de “revitalização e reorganização” da congregação.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, as religiosas explicam que a iniciativa nasceu no Capítulo Geral de 2013 e terá como tema “Eu sou a Vida. Vem renascer”.
“Dois anos” depois dessa reunião, da qual saiu a necessidade da Confhic atualizar dinâmicas e novas formas de missão, é tempo de apresentar o “trabalho” feito, e debatê-lo num “primeiro tempo de sensibilização congregacional”, refere a mesma nota.
Até dia 18 de junho, “superioras de províncias e delegações” dos vários continentes vão ter ocasião de traçar “as linhas gerais do programa” da congregação para o próximo triénio.
Vão também olhar para a preparação do “jubileu dos 175 anos do nascimento da Beata Maria Clara do Menino Jesus”, marcado para 2018.
No dia 15, “dar-se-á cumprimento à Abertura do triénio de preparação do jubileu”, adiantam as religiosas, que antecipam “um dia de celebração intensa, toda ela à volta da figura da sua Fundadora”.
Este encontro internacional vai contar, entre outros oradores, com a participação do bispo de Lamego, D. António Couto, membro da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
Nascida em 1871, a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição conta atualmente com 1292 irmãs, presentes em 15 países, distribuídas por sete províncias, duas delegações e casas dependentes do Governo Geral, integrando 150 Fraternidades.
Nos Açores constituem a congregação com mais religiosas no ativo, possuindo casas em cinco ilhas. De resto, a congregação possui um província nos Açores, cujo capítulo eletivo se reuniu no passado mês de fevereiro, em Angra do Heroísmo.
CR /Ecclesia