RCC está na diocese de Angra há 38 anos
O Movimento de Renovamento Carismático Católico vai realizar no este sábado, entre as 20h30 e a 01h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo, a tradicional Vígilia de Pencostes.
A Vigília deste ano tem como tema “Ungidos na Alegria do Espírito”, tendo por base a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “A Alegria do Evangelho”.
A Vigília será orientada pela Equipa Diocesana e pelos diversos Grupos e Servidores do Renovamento Carismático da nossa ilha e será presidida pelo assistente diocesano, Pe Norberto Brum.
A Vigília é aberta à participação de todos e “é o momento mais alto de todo o ano no Renovamento Carismático, pois trata-se de uma noite de louvor, bênção e acção de graças”, informa uma nota da equipa diocesanado Movimento.
“Impulsionados pela acção do Espírito Santo queremos actualizar em cada um de nós as maravilhas da manhã do Pentecostes, levando-nos a viver segundo a graça do Senhor” sublinha a nota, lembrando que “mais do que nunca carecemos da novidade do Espírito de Deus” na vida “para que, libertos, tocados e ungidos possamos renovar a face da terra pela renovação das nossas próprias vidas”.
Esta é, de resto, a finalidade do Renovamento Carismático que consiste “em provocar uma explosão da graça batismal para que o cristão viva a sua vida com profundidade, radicalidade e santidade”, acrescenta ainda a nota.
A missão do Renovamento Carismático “é fazer acontecer, hoje, nos cristãos, a bênção transformadora que ocorreu nos apóstolos e discípulos de Jesus no dia do Pentecostes” que tem por base, “a experiência da unidade e da comunhão” e o “entusiasmo missionário” de anunciar Jesus de forma alegre e feliz”.
Nesta Vigília “será feita uma grande oração de libertação e cura, para além da meditação da Palavra de Deus, da oração de intercessão e de louvor e culminará com a celebração da Eucaristia”, conclui a nota.
Trata-se de uma vígilia com longa tradição na ilha, levada a cabo pela equipa diocesana do Renovamento Carismático Católico que”entrou” na diocese de Angra há cerca de 38 anos pela mão de Monsenhor Agostinho Tavares ,que foi Assistente Diocesano deste Movimento até hà cerca de dois anos.
O Movimento, actualmente, está implantado nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel, onde tem maior expressão nesta diocese no entanto estimam-se em mais de 180 milhões os participantes neste Movimento da Igreja.