Igreja do Colégio retoma o Culto no dia 8 de Dezembro

Cobertura da Capela-Mor foi alvo de uma “pequena” reparação e vai ser retelhada.

A Igreja Nossa Senhora do Carmo, conhecida como Igreja do Colégio, no centro histórico de Angra do Heroísmo vai retomar o culto no próximo dia 8 de Dezembro depois de ter estado encerrada durante um mês adiantou ao Portal da Diocese o reitor, Pe João Maria Mendes.  

As obras de correção da estrutura, que exigiram a colocação de alvos entre as pedras para substituir a argamassa de betão que se soltou, estão prontas e foram coordenadas pela Direção Regional da Cultura e envolveram diversos serviços da administração regional, bombeiros e proteção civil.

 

“Fizemos um pequeno remendo na cobertura da Capela-Mor, para permitir a reabertura da Igreja ao culto corrigindo o que se tinha desagregado, mas a intervenção não vai ficar por aqui” disse ao Portal da Diocese o Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes.

 

As obras agora executadas são “paliativos” para acautelar infiltrações e outros problemas decorrentes do facto da estrutura original registar algumas questões estruturais, o que pode ser agravado com o inverno, sobretudo se ele for rigoroso.

 

Por isso, a Direção Regional da Cultura já endereçou um convite a  Domingos Vaz, o engenheiro que esteve ligado ao projeto de reconstrução desta igreja depois do sismo de 80 (desde aí, a zona da Capela-Mor nunca mais teve qualquer obra de conservação) para elaborar um projeto de restauro e reabilitação do edifício “de uma forma mais pensada o que não acontecerá antes de Abril do próximo ano”, adiantou, ainda, ao Portal da Diocese Nuno Lopes.

 

“A situação de crise que nos foi relatada e posteriormente identificada pelos técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) já foi corrigida; agora é preciso prosseguir e só temos de definir quem faz o quê, mas da nossa parte não vamos ficar à espera”, concluiu.

 

Os problemas na cobertura da Capela-Mor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo foram detetados em Julho, quando as primeiras poeiras surgiram de forma permanente.

 

A intervenção na Rua do Marquês fez com que a estrutura ficasse instável. Foram feitos estudos e análises e ontem mesmo foram terminadas todas as correções tidas como necessárias para esta “pequena intervenção de remendo”.

 

Em causa pode estar, também, a ausência de uma estrutura metálica com reforço de betão que chegou a estar pensada quando se procedeu à reconstrução do Templo após o sismo mas que nunca se concretizou no caso da Capela-Mor por ter sido considerado desnecessário.

 

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, ou de Santo Inácio de Loyola, popularmente conhecida como Igreja do Colégio ou Igreja dos Jesuítas, foi erguida pelos religiosos da Companhia de Jesus. Os seus alicerces foram abertos em 1636-1637, tendo iniciado o culto em 1651.

Scroll to Top