Obra “Seminário de Angra – 150 anos de formação” reúne textos de vários historiadores e é coordenada pelo Reitor
O Seminário Episcopal de Angra vai lançar o livro “Seminário de Angra – 150 anos de formação” no próximo dia 4 de junho, pelas 20h30, no salão nobre da instituição.
A apresentação do livro será feita pelo Pe Júlio Rocha, perfeito de estudos do Seminário e professor de Teologia Moral e contará com a atuação do Coro da Academia de São Tomás de Aquino, dirigido pelo seminarista Vitor Mourinho, e que interpretará a Missa Pro Pace, de Daniele Carnevali.
O livro é coordenado pelo atual Reitor, Cónego Hélder Miranda Alexandre e conta com a colaboração de Avelino de Freitas Meneses; José Guilherme Reis Leite; Susana Goulart Costa; João Maria Borges da Costa de Sousa Mendes; Álvaro Monjardino; José Olívio Rocha e Álamo de Oliveira, alguns dos nomes que participaram nos vários eventos que foram realizados para assinalar a efeméride.
“Além de não deixarmos cair no esquecimento estas nossas comemorações trata-se de um contributo para dar a conhecer a história desta casa de uma forma tão objetiva quanto possível” disse o reitor ao Sítio Igreja Açores sublinhando que se trata “de um contributo resultante de uma investigação histórica dos autores”.
Segundo o Cónego Hélder Miranda Alexandre “esta obra não esgota a história do Seminário” mas “trata com objetividade aquilo que é a sua vida e o contributo que deu para a formação de tantas pessoas”.
“Seria quase impossível termos o testemunho de todos os que por aqui passaram e por isso optámos por um contributo histórico, mais objetivo” conclui.
Além disso, esta obra é também “a continuação” de uma outra publicada em 1958 – “O Seminário de Angra: esboço histórico” do Cónego J. A. Pereira.
A obra que sairá como um suplemento ao Boletim Eclesiástico estará também à venda nas livrarias da diocese.