Terminam este mês de Dezembro as comemorações dos 25 anos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, com apresentação de um selo e de uma exposição alusiva à Confraria.
O Santuário Mariano de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, assinala no próximo dia 29, o encerramento das comemorações relativas aos 25 anos de elevação deste templo e, simultaneamente os 10 anos da reinstalação da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, com a apresentação de um selo e sobescrito e de uma exposição de atividades, no Centro Paroquial, respetivamente.
Além destas duas iniciativas há ainda o Novenário de Nossa Senhora da Conceição entre os dias 29 de Novembro e 7 de Dezembro com a reza do terço, seguida de celebração eucarística e sermão com os Sacerdotes do Seminário Episcopal de Angra.
Nos dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro haverá a Vigília com Equipas de Nossa Senhora e Oração de Vésperas, seguida de Eucaristia, respetivamente.
As solenidades terminam no dia 8 com a missa presidida pelo Bispo de Angra.
O culto de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos em Angra do Heroísmo. A primeira igreja de Angra que lhe é dedicada é mandada construir em 1470, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que o sismo de 1980 haveria de destruir.
Com a reabertura do templo reconstruído, no momento em que se celebrava o Ano Episcopal Mariano, o pedido de elevação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição a Santuário Mariano foi feito nesse mesmo ano de 1987 pelo pároco da altura, Pe Adão Teixeira, benesse que foi concedida ainda no mesmo ano pelo Bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro.
Desde então este é o mais importante santuário de peregrinação na ilha Terceira, tendo sido seus reitores os Padres Adão Teixeira, João Maria Mendes, Jorge Mendonça e, atualmente, Francisco Dolores.
É neste templo que se ordenam os Diáconos no dia 8 de Dezembro.
Foi aqui também que se realizou o primeiro Encontro de Santuários Marianos Portugueses, em Novembro de 2003, altura em que renasceu a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, criada em Dezembro de 1717 mas que no inicio do Século XX haveria de perder importância.
Este ano a própria Assembleia Legislativa dos Açores aprovou um Voto de Congratulação pelas bodas de prata deste Santuário.