15 anos depois da venda do seminário do Santo Cristo, São Miguel passa a ter um centro pastoral de ilha, um investimento de um milhão de euros
O Centro Pastoral Pio XII, o futuro Centro Pastoral de São Miguel, em Ponta Delgada, vai ser inaugurado esta quarta feira numa cerimónia presidida pelo Bispo de Angra.
A benção do edificio será precedida de uma Eucaristia às 12h00 e, após a visita às instalações, realiza-se um almoço.
A inauguração do novo centro pastoral de São Miguel vai decorrer no âmbito da reunião do Conselho Presbiteral que se realiza de 20 a 24 de abril, justamente nas novas instalações, de Ponta Delgada, o que acontece pela primeira vez, pois a reunião magna do clero diocesano sempre se realizou em Angra do Heroísmo.
As obras de reconstrução, ampliação e modernização do edificio já estão concluídas, tendo durado sensivelmente um ano.
O Centro Pastoral Pio XII fica agora apetrechado com três “modulos”, todos ligados interiormente, tendo sido construídos dois de raíz. Um deles está reservado ao auditório, com capacidade para 180 pessoas (podendo ainda ser ampliada esta capacidade), e apetrechado com meios audiovisuais adequados e o outro, tem 19 quartos duplos, com casa de banho privativas e acesso para pessoas portadoras de deficiência, bem como a recepção. Os novos quartos têm ainda uma particularidade: na parede principal de cada um está uma fotografia, em vinil, oferecida pelo premiado fotógrafo Rui Caria, repórter da SIC, e cada uma delas contém uma inscrição bíblica.
O edificio antigo sofreu obras de modernização e remodelação, embora mantenha a estrutura inicial, dispondo de seis quartos duplos e duas suites, uma cozinha, uma sala de reuniões e uma capela remodeladas e com ligação interior ao edifício novo.
A obra, projetada pelo arquiteto Gomes de Meneses e executada pela empresa de construção civil Albano Vieira, da Ribeira Grande, no valor de 1 milhão de euros, permitiu também a construção de um parque de estacionamento iluminado, com capacidade para 100 viaturas bem como espaços ajardinados que estão neste momento a ser ultimados.
As obras, foram acompanhadas diretamente pelo ecónomo da diocese de Angra, e representam a “concretização de uma promessa que já leva 15 anos”, lembrou ao Sítio Igreja Açores o Cónego Adriano Borges, numa entrevista feita no incio deste ano aquando de uma visita às obras.
“Julgamos que com a construção deste Centro Pastoral a ilha de São Miguel ficará finalmente apetrechada com um espaço condigno para retiros e encontros de formação espiritual quer do clero quer de leigos”, sublinhou.
Os serviços diocesanos ficarão, por sua vez, concentrados nas instalações do Santuário do Senhor Santo Cristo, conforme acordado entre o Bispo de Angra e o reitor de Santuário, que tem previsto, também, um plano de intervenção no Convento da Esperança com vista à adequação do espaço a esta nova valência.