Prelado diocesano fala da importância da Eucaristia e do sacerdócio na igreja
O Bispo de Angra pediu aos cristãos açorianos que continuem a rezar pelos sacerdotes, “ que fazem as vezes de Jesus” servindo sempre o próximo e garantindo o “fundamental da igreja que é a Eucaristia”.
“A primeira escola de fé é a Liturgia, nomeadamente, a celebração dos Sacramentos, com particular relevo para a Eucaristia” daí a “importância determinante do ministério sacerdotal”, disse D. António de Sousa Braga na Homilia da Missa da Ceia do Senhor , que celebrou esta noite na Sé de Angra, iniciando o Tríduo Pascal.
O prelado diocesano frisou a importância da Eucaristia que não deve ser repetida “apenas como o rito celebrativo”, mas como “fonte e centro da vida cristã”.
“É a Eucaristia que faz a Igreja. Não há comunidade cristã sem Eucaristia”, por isso, “rezemos, hoje e sempre, pelos nossos sacerdotes”.
Numa celebração em que “fazemos memória” da instituição da Eucaristia e do Ministério Sacerdotal, disse o responsável pela diocese de Angra, “é importante mergulhar nas raízes” da liturgia ancestral da Páscoa judaica “tradicional e ao mesmo tempo absolutamente nova”.
Retomando as palavras de Jesus, na noite em que ia ser entregue e repartiu o pão e o vinho, o prelado diocesano sublinhou a importância da Eucaristia como o lugar vital da vida cristã “transformada em oferenda permanente de amor e de serviço”.
D. António de Sousa Braga lembrou, ainda, que o gesto que Lava-pés de Jesus “mais do que uma lição é uma revelação de amor extremo aos outros”.
Numa homilia curta mas sentida, D. António de Sousa Braga voltou a agradecer a oração dos fieis açorianos nesta altura de maior fragilidade, em que se encontra a recuperar de uma cirurgia cardio-toráxica.
O prelado diocesano irá presidir amanhã às celebrações da sexta feira Santa, nomeadamente a Paixão do Senhor, às 15h00 na Sé de Angra e no domingo à Missa Pascal da Catedral. Uma cerimónia que será transmitida em direto pela RTP Açores, a partir das 11h00.