Vigília Pascal e Missa de Páscoa têm transmissão direta na RTP Açores
O Bispo de Angra vai presidir às celebrações da Semana Santa na Catedral de Angra do Heroísmo, já a partir desta quinta feira, com a Missa da Ceia do Senhor e o cerimonial de Lava-Pés, às 20h00.
As celebrações principais da Semana Santa, na Sé de Angra, começam às 9h00 de quinta feira com a celebração penitencial, seguida de confissões individuais até às 17h00. Depois do Lava-pés, haverá adoração eucarística até à meia noite.
Com esta Missa tem início o Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor: é comemorada a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem e o mandamento do Amor (o gesto do lava-pés).
No final da Missa, o Santíssimo Sacramento é trasladado para um outro local, desnudando-se então os altares.
Na Sexta-feira Santa não se celebra a missa, assinalando-se a morte do Senhor, com a adoração da cruz. O silêncio, o jejum e a oração marcam este dia.
A celebração da Paixão na Sé de Angra tem lugar às 15h00, seguindo-se às 20h00 a Via Sacra e a procissão do Senhor Morto, entre a Igreja do Colégio e a Sé, em Angra do Heroísmo. O sermão será pregado pelo Pe Júlio Rocha, professor no Seminário Episcopal de Angra.
O Sábado Santo é dia alitúrgico: a Igreja debruça-se, no silêncio e na meditação, sobre o sepulcro do Senhor e a única celebração primitiva parece ter sido o jejum.
A Vigília Pascal é a “mãe de todas as celebrações” da Igreja, evocando a Ressurreição de Cristo.
Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Batismo, por fim, a liturgia Eucarística.
A Vigília Pascal tem lugar às 22h00 e será presidida pelo Vigário Geral , Cónego Hélder Fonseca Mendes, e no domingo, a Missa de Páscoa é presidida pelo prelado diocesano celebrando-se às 11h00, ambas com transmissão em direto na RTP Açores .
Esta é a semana mais importante do calendário litúrgico da igreja católica.