Pastoral Juvenil de São Miguel prepara Jornada intensa nos Arrifes
O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil em parceria com a delegação da Pastoral Juvenil de São Miguel tem em marcha uma jornada de juventude para assinalar o Dia Mundial que se celebra no próximo domingo de ramos, nos Arrifes, sob o lema “Tocados pela Alegria do Evangelho”.
O Papa Francisco indica as bem-aventuranças evangélicas como guia para os encontros com os jovens, convidando-nos a subir e saborear o “Sermão da Montanha”, local e ambiente que se experimenta em todas as ilhas do arquipélago.
As celebrações diocesanas decorrerão na Freguesia de Arrifes, no dia 29 de março entre as 10h e as 19h, “recuperando, de certa forma, o esquema celebrativo tradicional que, nos últimos anos havia sofrido alterações significativas” mas cujo objetivo central se mantém intacto e que é o de “envolver os jovens de todas as Paróquias de São Miguel numa dinâmica de celebração e expressão da fé, alegria e testemunho”, disse ao Sítio Igreja Açores o Diretor Diocesano da Pastoral Juvenil, Pe Norberto Brum.
Do programa já definido destaca-se o acolhimento às Ouvidorias e à Ilha no seu todo, a Procissão de Ramos, a celebração Eucarística, a “Feira dos Carismas” e a realização do Festival “Jo(gos)vens sem Fronteiras”, na Escola Básica e Integrada de Arrifes. Apesar das comemorações diocesanas terem lugar em São Miguel, as restantes ilhas organizam o seu próprio programa ao nível da cada ouvidoria.
Uma das novidades deste ano é o recurso às tecnologias de comunicação, nomeadamente o uso das Redes Sociais, por forma “a levarmos mais longe a nossa mensagem e a fazermos com que aconteça nas Redes Sociais, naquele dia, uma explosão de fé e alegria”, acrescenta.
Outra novidade será a publicação e distribuição, naquele dia, em versão impressa e on-line, de um “Jornal” totalmente feito por jovens e para jovens “onde estes falem de si, da sua fé e do seu ser Igreja”.
Durante o dia haverá um festival de “selfies” com frases alusivas ao tema do próprio Dia Mundial da Juventude.
Será realizada, mais uma vez, a “Feira dos Carismas”, este ano totalmente dedicado às Congregações e Comunidades de Vida Apostólica, presentes na maior ilha do arquipélago.
Em Ano da Vida Religiosa Consagrada foi preparada uma celebração que começa com uma vigilia, no dia 27, pelas 21h, no Mosteiro de Nossa Senhora das Mercês (Irmãs Clarissas), nas Calhetas.
“O tema que nos reúne está bem entranhado no teu peito, realidade que Jesus de Nazaré, rosto humano de Deus, experimentou e te oferece: o desejo de felicidade, que se traduz no sonho de que a festa nunca acabe”, diz o Vigário Geral na mensagem enviada aos jovens em nome do prelado diocesano.
Lembrando o catecismo da Igreja Católica, o Cónego Hélder Fonseca Mendes, lembra aos jovens que os “puros de coração” são os “que puseram a inteligência e a vontade de acordo com as exigências da vontade de Deus, principalmente em três domínios: a caridade, a castidade e o amor à verdade”, sublinhando que “existe um nexo entre a pureza do coração, do corpo e da fé”. Para, de imediato acrescentar, “a pureza de coração é condição prévia para a visão. Permite-nos ver segundo Deus, aceitar os outros como um próximo e compreender o próprio corpo e o dos outros como uma manifestação da beleza divina”.
O Dia Mundial da Juventude “é um marco importante na vida dos nossos Jovens” e “mais do que um dia de convívio, esperamos que seja um dia de partilha e testemunho, uma grande celebração da fé e da alegria de sermos discípulos de Jesus”, disse ao Sítio Igreja Açores o responsável pela Pastoral Juvenil, Pe Norberto Brum.
“Queremos que a alegria do Evangelho toque no coração e na vida dos nossos jovens e que este dia possa, também, motivar os jovens para uma verdadeira “saída Missionaria” como nos pede o Papa e em todos reacenda e reanime a chama da esperança”, conclui o sacerdote