O donativo é de 2500 euros e reforçará o contributo nacional.
A Cáritas dos Açores acaba de enviar à sua homologa nacional um contributo financeiro de 2500 euros como forma de ajuda “imediata e de emergência” à população das Filipinas, vítima do tufão Haiyan que fustigou o país no passado dia 8 de Novembro.
A verba reforçará o contributo de 25.000 euros que a Cáritas Portuguesa já tinha decidido encaminhar à Cáritas das Filipinas que está localmente a prestar os cuidados essenciais a todas as vítimas de mais esta catástrofe natural.
Também o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes apela à solidariedade e instituiu esta quarta-feira um fundo especial de apoio à população das Filipinas vítimas do tufão com uma doação de 10 mil euros.
“O fundo vai financiar projetos de reconstrução a longo prazo em benefício das áreas marítimos afetadas, quando após as primeiras semanas de emergência, a vida voltar ao “normal”, assinala o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, que está a trabalhar com os vários Centros de Apostolado do Mar que, de imediato, têm disponibilizado cartões telefónicos e acesso gratuito à internet para que marinheiros filipinos “possam comunicar com as suas famílias”.
“Muitos dos nossos capelães celebraram missas em sufrágio dos defuntos e têm ajudado os marinheiros a dar sentido a tanta devastação e sofrimento”, assinalam.
A ONU estima que mais de 10 mil pessoas tenham morrido nas Filipinas na sequência da passagem do Haiyan, acrescentando que 660 mil pessoas foram obrigadas a sair das suas casas por causa das condições meteorológicas.