Iniciativa decorre de 11 a 25 de abril
O superior provincial dos Missionários Combonianos em Portugal, Pe José da Silva Vieira, será o pregador convidado da quinzena vocacional que decorre na Horta de 11 a 25 de abril, promovida pelo secretariado da pastoral vocacional da ouvidoria.
Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o responsável faialense, Pe Bruno Rodrigues, afirmou que se trata de uma “oportunidade para divulgar outras formas de vida consagrada”, sobretudo neste ano em que se viva o Ano da Vida Consagrada.
“As pessoas estão mais familiarizadas com o sacerdócio mas esquecem-se por vezes dos religiosos que são tão importantes no trabalho com as comunidades”, frisa o sacerdote lembrando que a ouvidoria “tem tido uma preocupação grande em mostrar outras formas de consagração”.
Neste período em que o próprio seminário “também é muito ativo” já passaram pela horta “Irmas religiosas que deram testemunho de vida e de fé”, lembra o Pe Bruno Rodrigues ressalvando, por exemplo, a passagem de uma Serva de Nossa Senhora de Fátima.
“Nesta quinzena procuramos agendar encontros com Jovens, promovemos pelo menos uma vigília vocacional e dinamizamos atividades em toda a ouvidoria”, sublinhou ainda o responsável pela pastoral vocacional no Faial.
Este ano, a ouvidoria vai contar com a presença de um sacerdote missionário comboniano que permanecerá no Faial entre 13 e 17 de abril.
O Pe José da Silva Vieira é superior provincial dos Missionários Combonianos em Portugal e conduz os detinos desta congregação religiosa desde janeiro de 2014
Para trás deixou o Sudão do Sul, onde trabalhava desde 2006.
José da Silva Vieira é natural de Cinfães, Diocese de Lamego e Distrito de Viseu, onde nasceu a 4 de fevereiro de 1960, tendo frequentado os seminários combonianos de Vila Nova de Famalicão, Maia, Coimbra e Santarém.
O missionário comboniano fez os estudos de Teologia no Missionary Institute London, em Inglaterra, sendo ordenado sacerdote no dia 19 de junho de 1987.
Depois de um primeiro período de trabalho apostólico, de 1985 a 1992, na redação das revistas combonianas Além-Mar e Audácia, o padre José Vieira foi missionário na Etiópia de 1993 a 2000, ano em que regressou a Portugal, para retomar a direção das revistas até 2006.
Em novembro de 2006, o padre José Vieira partiu como missionário para o Sudão com o objetivo de se dedicar ao projeto da criação da Rede de Rádios Católicas do Sudão.
Dedicou-se a este projeto, em colaboração com as Missionárias Combonianas, até dezembro de 2013, em Juba, a capital do Sudão do Sul, de onde regressa agora para coordenar as atividades dos Missionários Combonianos em Portugal.
Presentes em Portugal desde 1947, com comunidades em Viseu, Maia, Vila Nova de Famalicão, Coimbra, Calvão, Santarém, Camarate e Lisboa, os Missionários Combonianos são um instituto exclusivamente missionário, que se dedica à evangelização em quatro continentes (Europa, África, Américas e Ásia), com uma particular e longa história de presença em África.
O Instituto foi fundado em Verona, Itália, no ano de 1867, por S. Daniel Comboni, primeiro bispo de Cartum, a atual capital do Sudão.
Os Missionários Combonianos naturais de Portugal são 93: 70 sacerdotes e 23 Irmãos missionários.
Em Portugal trabalham atualmente 33 sacerdotes e 10 irmãos; os restantes 50 são missionários na África, Américas e Ásia.