Em Portugal a campanha “Um de nós” recolheu mais de 50 mil assinaturas.
16 países subescrevem a petição europeia Um de Nós, a favor da preservação da dignidade do embrião humano, que amanhã será entregue no Parlamento Europeu.
Trata-se de uma iniciativa oriunda da sociedade civil de diferentes países da União Europeia que já reuniu até hoje mais de 1,5 milhões de assinaturas. O grupo de países signatários é liderado pela Itália, com cerca de 525 mil assinaturas, logo seguido pela Polónia, com 217 mil. Portugal ocupa a sétima posição com mais de 50 mil assinaturas recolhidas.
No país, a iniciativa foi liderada pela Federação Portuguesa pela Vida e apoiada pela Conferência Episcopal Portuguesa. Nos Açores, a campanha a favor da petição foi incentivada pela Diocese e contou com um empenho especial da eurodeputada açoriana Maria do Céu Patrão Neves.
A petição pede à UE a defesa da dignidade, o direito à vida e a integridade de todo o ser humano desde a sua conceção, de acordo com o apresentado pelo Tribunal da UE na sentença do caso Brüstle/Greenpeace, em 2011, em que se reconheceu no embrião o princípio do desenvolvimento humano.
Deste modo, pede-se à UE que estabeleça formas de controlo dos fundos públicos que impeçam experiências médicas com embriões e que protejam o embrião nas áreas da saúde pública, da educação, da propriedade intelectual, e do financiamento da investigação e a cooperação para o desenvolvimento.