Bispo das Forças Armadas apresenta cumprimentos ao bispo de Angra depois de presidir da Igreja Jubilar de São Miguel

A visita aos Açores é a primeira deslocação pastoral fora do território continental do novo bispo da Diocese das Forças Armadas e de Segurança

Foto: Ordinariato Castrense

No último dia da sua visita pastoral aos Açores, D. Sérgio Dinis, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, presidiu à Eucaristia no Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. A celebração assinalou também o primeiro mês da sua ordenação episcopal, ocorrida no dia 26 de janeiro, em Vila Real, diocese de onde o prelado é natural.

Durante a homilia, D. Sérgio Dinis destacou que ser cristão e defender os valores do Reino de Deus não é uma exclusividade, mas um chamamento universal.

“Todos, homens e mulheres de boa vontade, são chamados a viver e a anunciar a verdade e a justiça do Reino de Deus”, afirmou o prelado, sublinhando a importância de uma fé inclusiva e comprometida com a justiça.

O Bispo do Ordinariato Castrense, diocese que integra as Forças Armadas e de Segurança, desafiou ainda os presentes a abrirem-se à graça de Deus, evitando a “tentação de poder”, uma realidade que, segundo ele, remonta aos tempos dos discípulos de Cristo.

“Que o olhar do Senhor Santo Cristo seja para cada um de nós a esperança que não engana”, acrescentou.

Foto: Santuário do Senhor Santo Cristo

Esta  foi a primeira vez que D. Sérgio Dinis presidiu no Santuário do Senhor Santo Cristo, Igreja Jubilar de São Miguel. De resto, a visita aos Açores integra-se no âmbito da sua missão pastoral, que visa acompanhar e fortalecer a fé de todos os que servem nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança.

Segundo a página online do Ordinarato Castrense, além da celebração no Santuário, D. Sérgio Dinis visitou o Farol da Ferraria, nos Ginetes, onde foi recebido pelo faroleiro Ludgero Morais.

“Durante a visita, o Bispo conheceu a história do farol, um símbolo de orientação e segurança para os navegantes, que se assemelha à missão da Igreja de guiar os fiéis” refere o site oficial desta diocese.

Já no período da tarde, D. Sérgio Dinis foi recebido por D. Armando Esteves Domingues, bispo de Angra, no Centro Pastoral Pio XII.

“A passagem de D. Sérgio Dinis pelos Açores foi marcada por momentos de profunda espiritualidade e comunhão”, conclui o referido site sublinhando que “esta visita pastoral não só celebrou e inaugurou o seu episcopado na Diocese Castrense, como também reafirmou o compromisso da Igreja em estar presente na vida de todos os que procuram a luz de Cristo, quer nas Forças Armadas, quer nas Forças de Segurança”.

O Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis, iniciou esta visita pastoral aos Açores no dia 22 de fevereiro. A visita coincidiu com as comemorações do 32.º aniversário do Comando Operacional dos Açores, uma instituição que tem desempenhado um papel crucial na segurança e bem-estar da região ao longo das últimas três décadas.

Scroll to Top