Iniciativa pretende que todos os ranchos possam fazer um caminho semelhante, com meditações sobre a principal oração cristã, o Pai-nosso

O Grupo Coordenador dos Romeiros de São Miguel propõe que este ano todos os ranchos possam ao iniciar a caminhada diária refletir sobre a Oração do Pai-nosso.
A meditação sugerida pelo Grupo Coordenador, foi preparada pelo assistente espiritual do movimento, padre Francisco Rodrigues, e visa que todos estes peregrinos da esperança, na romaria quaresmal deste ano, possam estar sintonizados com o tema para este ano “Romaria– tempo e passos de esperança!”.
Para cada dia há um tema que é aconselhado ser rezado e meditado a seguir ao pequeno almoço e depois a partilha de cada irmão ser feita a seguir ao almoço e antes da pernoita.
O esquema da meditação começa sempre por uma interpelação com três questões seguida da sugestão de pistas para reflexão individual e depois um texto meditativo e finalmente as partilhas das ressonâncias de cada um.
No primeiro dia sugere-se uma introdução ao tema do Pai-Nosso- Para mim, o que significa rezar o Pai-nosso? Que lugar tem para mim o Pai-Nosso? Como vejo esta oração do Pai-Nosso, um caminho espiritual a fazer? Ela ajuda-me a crescer na intimidade com Deus?- segue-se um texto meditativo.
No segundo dia aborda-se o tema “Pai e esperança- Pai-Nosso que estais nos Céus”; no terceiro dia a reflexão é sobre “Nome e esperança- santificado seja o vosso nome” em que é pedido ao romeiro que se questione sobre si e sobre o seu desejo de santidade. No quarto dia, a reflexão está assente no “Reino e esperança- venha a nós o vosso reino”, em que se propõe uma reflexão sobre o reino de Deus, o que se anuncia na romaria e o que se vive no rancho.
No quinto dia o tema é “Vontade e esperança- Seja feita a vossa Vontade assim na terra como no céu” e abordar-se-á a vontade do Pai e a atuação em função dessa vontade.
No sexto dia propõe-se uma reflexão sobre “O pão nosso de cada dia nos dai hoje” a partir do Dia e da Esperança., nomeadamente , o que significa o dia do Senhor e a importância da eucaristia.
Finalmente no sétimo dia a proposta é refletir sobre a tentação e a esperança, a partir do último apelo da oração do Pai-nosso “não nos deixeis cair em tentação”.
Os primeiros grupos de romeiros sairão no sábado, dia 8 de março, o primeiro da Quaresma. Durante uma semana, os romeiros darão a volta á ilha de São Miguel, de terço na mão, cumprindo mais do que um ritual penitencial um caminho de esperança e conversão. É porventura a maior mobilização de homens em todo o país, uma manifestação de fé que já conta com mais de 500 anos e que está prestes a ser inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Retiro anual dos romeiros reflete sobre a romaria como “Tempo e Passos de esperança”