Iniciativa decorre entre os dias 15 e 16 de março, no Seminário Episcopal de Angra e destina-se a todos os membros do movimento da Mensagem de Fátima e agentes de pastoral que queira aprofundar o conhecimento das Aparições e da mensagem deixada por Nossa Senhora

O Curso da mensagem de Fátima, que terá a 19ª edição este ano, será ministrado pela primeira na diocese de Angra, nos próximos dias 15 e 16 de março, pela Vice-postuladora da Causa de beatificação da irmã Lúcia de Jesus, Ir. Ângela Coelho.
O curso repartido por cinco módulos, contará ainda com a presença do Reitor do santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.
Começando por um enquadramento teológico das aparições, nomeadamente uma explicitação do significado das mariofanias, o curso reflete sobre a importância e a atualidade da mensagem de Fátima, que embora tenha sido dado a conhecer em 1917, permanece hoje atual.
Durante as sessões, serão dados a conhecer os acontecimentos e os protagonistas de Fátima; será sublinhada a centralidade e o rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima e a importância da adoração eucarística como convite a uma atitude oblativa.
Este curso, ministrado desde sempre pela religiosa que foi a postuladora da causa de Canonização dos dois primeiros santos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, feitos santos pelo papa Francisco no ano do centenário das aparições, convida, ainda, a refletir sobre Maria como intercessora e, sobretudo, como expressão materna de Deus. Reflete-se também sobre a oração do rosário, o segredo e a sua pedagogia e sobre algumas das palavras-chave da Mensagem: o Coração Imaculado de Maria, como caminho e refúgio para Deus, a reparação, a consagração e a esperança.
O curso destina-se em primeiro lugar aos mensageiros do movimento da mensagem de Fátima mas está aberto a todos os agentes de pastoral que queiram aprofundar o seu conhecimento sobre esta temática.
A irmã Ângela de Fátima Coelho é médica e, atualmente, a superiora da Aliança de Santa Maria, uma congregação religiosa de direito diocesano, fundada em 1966 por duas professoras, a Maria Áurea e a Maria Clara.
“A primeira finalidade da congregação é viver num caminho de santidade em ordem à perfeita união de todos os seus membros com Cristo. A partir daqui, procura-se viver numa atitude de serviço pelo Reino, ao jeito da Virgem Maria, para que aquela “Luz que é Deus” chegue a tocar e a transformar a todos. Para isso, é proposta uma espiritualidade própria, marcada pela devoção ao Imaculado Coração de Maria com o rosto específico da Mensagem de Fátima” pode ler-se na sua página online.