Festas do Senhor Santo Cristo arrancam hoje

Inauguração da iluminação marca o inicio das festas que têm como ponto alto a solene procissão do Senhor, no domingo. As maiores festas religiosas dos Açores vão ser presididas pelo Bispo do Porto.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, arrancam esta sexta feira com a abertura da iluminação do Santuário, decorado com milhares de lâmpadas distribuídas por enfeites que contam a história deste culto, nomeadamente reproduzindo as peças do tesouro do Senhor.

 

A Filarmónica Aliança dos Prazeres (Pico da Pedra, Ribeira Grande) executará o Hino do Senhor Santo Cristo, ao que se seguirá o desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, e depois um concerto da filarmónica da costa norte da ilha de São Miguel.

 

As festas, que este ano decorrem depois das obras de remodelação do pavimento do Campo de São Francisco, no qual foi criado um tapete especialmente preparado para acolher os peregrinos que cumprem promessas, prosseguem durante o fim de semana e têm como momentos altos a tarde de sábado com a entrega da Imagem do Senhor Santo Cristo à Irmandade que zelará por ela até ao domingo à noite, depois do recolher da procissão solene.

 

No sábado realizam-se a procissão da mudança e à noite a procissão de velas até à igreja de São José, onde a Imagem ficará para a vigília.

 

No domingo haverá a Eucaristia, às 10h00, no Campo de São Francisco, que será presidida pelo Bispo do Porto e, à tarde, a procissão solene que percorrerá as principais artérias da cidade de Ponta Delgada num giro que demora cerca de quatro horas e onde se juntam para além dos fieis devotos do Senhor Santo Cristo, os responsáveis políticos e associativos da região bem como as filarmónicas da ilha de São Miguel, num total de 25.

 

Este ano as Festas são presididas pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos e contam também com a presença do Bispo de Hamilton, Bermuda, D. Robert Joseph Kurtz, que veio aos Açores como “peregrino” bem como do Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, que volta a ser o anfitrião destas festas pelo 17º ano consecutivo.

 

A Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai promover, em colaboração com o Centro Regional dos Açores da Rádio e Televisão de Portugal, a transmissão direta dos momentos mais significativos das festividades no seu sítio na Internet, www.santo-cristo.com, como forma de ligação à diáspora.

 

As Festas do Senhor Santo Cristo têm como mote o “Encontro com a Esperança”, pretendendo-se com isso, “sinalizar a importância da devoção que o encontro anual com o Senhor das Ilhas representa para os milhares e milhares de devotos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, quer se encontrem nas Ilhas dos Açores, no Continente, na Diáspora açoriana ou em qualquer outra parte do Mundo” adianta a Mesa da Irmandade.

 

Há 310 anos que esta festa se celebra nos Açores.

 

“Trata-se de um momento de expressão de uma Fé inabalável, transversal a muitas e muitas gerações de açorianos que se renova, de ano para ano, com mais intensidade e com mais esperança, justamente, por que essa Fé se alimenta do fervor das Graças que são recebidas”, acrescenta ainda a Mesa da Irmandade.

 

A seguir ao Espírito Santo, que é talvez a maior expressão da religiosidade popular açoriana, as Festas do Senhor Santo Cristo mobilizam milhares de fieis que procuram viver os três dias maiores desta festa, acompanhando o Senhor Santo Cristo, quando a sua imagem é “devolvida” ao povo pelas irmãs religiosas de Maria Imaculada, zeladoras do Senhor durante todo o ano e a entregam aos cuidados da Irmandade.

 

A imagem do Senhor e o andor no qual sairá à rua estão a ser meticulosamente preparados para a festa, com os milhares de flores que anualmente chegam, por esta altura, ao Santuário. À semelhança de cartas, com ofertas pecuniárias, as flores são dádivas dos fieis, sobretudo da diáspora.

 

Esta manhã o programa incluiu pela primeira vez uma missa, presidida pelo Bispo de Angra, para doentes das misericórdias da ilha.

 

Amanhã, ás oito, também será celebrada uma missa particularmente dedicada aos romeiros que assim prestarão homenagem ao Senhor Santo Cristo e, pela primeira vez, o Movimento Romeiros de São Miguel integrará formalmente a solene procissão de domingo, estando dois representantes de cada um dos cinquenta ranchos da ilha de São Miguel.

 

As festas do Senhor Santo Cristo decorrem em Ponta Delgada entre hoje e a próxima quinta feira, dia 29 de maio.

Scroll to Top