Bispo de Angra exorta os cristãos a uma cidadania ativa

Mensagem de boas vindas aos fieis do Senhor Santo Cristo, cuja festa decorre este fim de semana, fala na necessidade da introdução dos valores do Evangelho na vida política e económica.

Os cristãos têm de ser agentes ativos na construção de um mundo melhor e isso só se consegue se não se demitirem dos seus direitos e deveres de cidadania, diz o Bispo de Angra na mensagem que dirige aos milhares de fieis que, durante este fim de semana, convergem para as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que se realizam, a partir de hoje, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

“Todo o cristão, batizado e confirmado, tem de ser cidadão ativo e interveniente, para ajudar a fazer surgir e a afirmar-se um mundo diferente e melhor, em que haja lugar para todos”.

D. António de Sousa Braga apela, por isso, à consciência dos cidadãos para utilizarem da melhor forma possível um dos instrumentos de que dispõem para concretizarem essa tarefa que é o voto.

“Chamo a atenção para a obrigação de votar, no dia 25 de Maio p.f. Seria imperdoável que a participação nas festas em honra do Senhor Santo Cristo impedisse de cumprir um dever tão sério. É questão de programar bem o dia de festa, para poder participar nas eleições “por uma Europa melhor”, como nos recomendam os nossos Bispos, em recente Nota Pastoral. Só assim é que a nossa devoção é expressão de fé autêntica e coerente, que se compromete na comunidade e na sociedade”, sublinha o Prelado Diocesano.

Na mensagem de boas vindas, o responsável pela Igreja nos Açores, que será pela 17ª vez o anfitrião de todo o Clero convidado, especialmente os dois Bispos do Porto e de Hamilton, na Bermuda, D. António Francisco dos Santos e D. Robert Joseph Kurtz, respetivamente (o primeiro preside às festas), D. António de Sousa Braga deixa uma palavra a todos os que enfrentam dificuldades neste momento de crise .

“Nestes tempos difíceis de «crise» e de «mudança de época», temos de acreditar que o futuro da humanidade é o caminho do amor e da fraternidade universal, da solidariedade e da justiça, da partilha e da entreajuda”.

Para o prelado diocesano é preciso que os políticos introduzam nas várias dimensões da vida- social, política, económica e cultural- o Evangelho, “o único caminho para construir um reino de justiça, de amor e de paz”, porque  “a cruz é o caminho que desemboca na vitória da vida”.

Acreditar no Ecce Hommo é crer que se pode “iniciar um caminho de esperança e de compromisso”, sublinha D. António de Sousa Braga, “em que o amor ao próximo não é propriamente dar coisas, mas é entrega e serviço”.

“Ele não veio, para dominar, com a força do poder, mas do amor. O Seu caminho é também o nosso caminho”, conclui o Bispo de Angra que deixa palavras de “Boas vindas” a todos os fieis que vieram cumprir uma tradição – “o que por si já é coisa boa” – mas, trata-se, sobretudo, “de celebrar e manifestar a fé em Jesus, Único Salvador da Humanidade, Senhor da História e Rei do Universo”.

As Festas do Senhor Santo Cristo que já levam mais de 300 anos de celebrações começam hoje em Ponta Delgada e terminam no próximo dia 29.

A par das celebrações religiosas- duas procissões, uma vigília e uma eucaristia- a festa tem um programa social intenso que reúne várias manifestações culturais desde concertos de filarmónicas a cantigas ao desafio, naquela que é considerada já como a mais importante festa religiosa dos Açores.

Scroll to Top