Trinta e sete jovens jorgenses, a frequentar o 10º ano de catequese, reuniram-se este fim-de-semana, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, para realizar um retiro “esquema zero”, em ordem à preparação do sacramento do Crisma.
A iniciativa, promovida pela equipa da pastoral juvenil da ilha, decorreu na Pousada da Juventude e, através de dinâmicas de grupo, muitas delas desenvolvidas por casais ou elementos ligados à Pastoral juvenil, procuraram promover o encontro entre o jovem e Jesus Cristo, começando por proporcionar um autoconhecimento do jovem.
As várias dinâmicas, apresentadas de forma faseada ao longo do tempo de retiro, colocam os jovens num contexto relacional com outros para, uma vez reconhecida a sua própria condição, poderem desejar o encontro pessoal com Cristo.
Estes retiros- esquema zero, esquema um e esquema dois- são metodologias que permitem acompanhar os jovens nesta fase de transição da sua vida de adolescentes para a vida adulta, sempre numa perspetiva de crescimento na fé.
Habitualmente, a ouvidoria de São Jorge procura fazer estes retiros com os jovens, envolvendo os crismandos que no ano se estejam a preparar para celebrar o sacramento do Crisma.