Formação foi dada este sábado pelo mestre de romeiros do rancho de São Miguel Arcanjo, Vila Franca do Campo
Os dois ranchos de Nossa Senhora do Rosário, em São Jorge- o rancho masculino e o feminino- participaram este sábado numa formação ministrada pelo Mestre do rancho de Romeiros de Vila Franca do Campo, autor do livro “500 anos de história- Romeiros de São Miguel Arcanjo”.
A formação, que coincidiu também com a apresentação do livro, decorreu no Salão paroquial de Santo Antão e juntou “praticamente todos os irmãos romeiros” afirmou ao Igreja Açores o ouvidor e assistente espiritual dos dois ranchos, padre Dinis Silveira.
“Foi uma reunião muito rica onde se aflorou a preparação das romarias, a caminhada propriamente dita e depois o caminho que se faz após a romaria”, explicou o sacerdote.
Para Carlos Vieira, mestre de rancho há 23 anos e romeiro há 25, foi um momento “muito interessante”.
“Foi um gosto ver estes irmãos e estas irmãs tão bem organizadas e perceber que há muito trabalho na vertente espiritual o que deve ser sublinhado até porque são ranchos muito recentes”, disse Carlos Vieira.
“Partilhar as minhas experiências como irmão romeiro há 25 anos e como mestre há 23 anos. Os conselhos são sempre oportunos e foi isso que eu fiz junto do mestre de romeiros do rancho de Nossa Senhora do Rosário, que cumprirá essa tarefa este ano pela primeira vez”, disse ainda lembrando que uma das experiências que partilhou foi a das pernoitas em casas das famílias, porventura um dos momentos mais ricos de uma romaria pelo envolvimento e intimidade que cria não só com quem acolhe mas também com que é acolhido, ali se gerando uma verdadeira teologia de afetos.
O livro, que serviu de base a esta formação, começa com a génese das romarias para depois dissertar sobre a orgânica, os percursos, as orações, os cânticos e as tradições de uma romaria, através dos tempos.
O livro contém mais de 400 fotografias que mostram todas as igrejas e ermidas de São Miguel por onde passam romeiros.