Sacerdote deixou a direção da `Casa do Gaiato´, em São Miguel, em Dezembro do ano passado
A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou esta quarta-feira, em reunião ordinária e por unanimidade, um voto de congratulação ao Padre Fernando Cabral Teixeira “pela forma abnegada e humana com que liderou, durante 20 anos, os destinos da Casa do Gaiato de São Miguel” informa a autarquia no seu portal online.
O padre Fernando Cabral Teixeira é natural de São Pedro Nordestinho, concelho do Nordeste, e foi ordenado sacerdote em 1962.
Após ter feito um ano de estágio na ilha Terceira, foi para a ilha do Pico, para a Prainha do Norte, trabalhar com pescadores. Esteve lá três anos. De volta a São Miguel, mais concretamente ao Nordeste, dedica-se ao combate ao analfabetismo, pode ainda ler-se no texto publicado pela autarquia.
No ano de 1976, recebeu a provisão para ir paroquiar em São Roque, em Ponta Delgada. Ali, orienta a sua missão para a área humana e social dos paroquianos e lança várias infraestruturas de apoio à comunidade, como a Cáritas, Pastoral da Saúde e Banco Alimentar.
Foi, durante muitos anos, Presidente do Centro Social e Cultural de São Roque e, em 2002, prestou assistência a emigrantes nas Bermudas e de volta à Região paroquiou nos Fenais da Luz e no Corvo.
A par das suas funções sacerdotais, em 2006, passou a prestar apoio na Igreja Nossa Senhora de Fátima e nomeado responsável pela Presidência da Direção da Fundação Obra do Padre Américo nos Açores – Casa do Gaiato de São Miguel, imprimindo uma nova dinâmica na instituição social sem fins lucrativos, que tem por finalidade acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens privados do seu meio familiar.
Pelos serviços meritórios praticados ao longo do seu sacerdócio, foi agraciado com a Insígnia Autonómica de Mérito, na categoria de Mérito Cívico, pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
O Padre Fernando Cabral Teixeira foi Presidente da Direção da Fundação Obra do Padre Américo nos Açores – Casa do Gaiato de São Miguel até final de 2024, altura em que o Padre Norberto Brum foi nomeado pelo bispo de Angra para substituí-lo no cargo.
A Obra do Padre Américo nos Açores – Casa do Gaiato de São Miguel é uma instituição diocesana, sem fins lucrativos que tem por finalidade acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens privados do seu meio familiar, e acolhe atualmente cerca de 40 crianças.
(https://www.cm-pontadelgada.pt/pages/541?news_id=5403)