Este domingo iniciou-se o fabrico artesanal das “candeias” que serão utilizadas na festa
A festa é só a 2 de fevereiro, mas no dia em que a Igreja celebra o batismo do Senhor, a comunidade paroquial de Santo Espírito, na ilha de Santa Maria, já começou a produzir as primeiras candeias, feitas artesanalmente e que garantem a iluminação da procissão em honra da Senhora das Candeias, que se realizará no dia 2 de fevereiro.
“Mais um ano, neste Domingo, na paróquia de Nossa Senhora da Purificação em Santo Espírito, fez-se de forma artesanal as candinhas que se irão usar no dia 2 de Fevereiro dia de Nossa Senhora das Candeias” informa uma nota enviada ao sítio Igreja Açores, este domingo.
“Esta atividade é sempre um momento de alegria, comunhão partilha de transmissão as novas gerações desta tão antiga tradição” prossegue a nota.
As candeias finas e compridas, são feitas ao longo das ruas pelos populares que se juntam para manter a tradição.
A origem da devoção à Senhora das Candeias, da Luz, ou da Candelária, ou da Purificação (todos estes nomes designam a mesma Nossa Senhora), tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento. Portanto, é celebrada no dia 2 de Fevereiro.De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se.Reza a história que a Virgem das Candeias ou Luz apareceu numa praia na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha) em 1400. Os nativos guanches da ilha ficaram com medo dela e tentaram atacá-la, mas suas mãos ficaram paralisadas. A imagem foi guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária). Mais tarde, a devoção se espalhou na América. É santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária.