A cerimónia decorreu na igreja de Sto António, em Pawtucket, no estado norte americano de Rhode Island.
O grupo Amigos da Terceira está a celebrar 25 anos de existência com um vasto programa de animação sócio-cultural, de onde se destacam exposições e atuações musicais de vários representantes da comunidade açoriana nos EUA.
O ponto alto das celebrações aconteceu na passada terça feira, dia 15 de Outubro, durante uma missa de ação de graças presidida pelo Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, para homenagear os membros fundadores da associação.
O prelado açoriano encontra-se de visita às comunidades açorianas e a sua permanência tem sido vista “como um apoio a todos os que nasceram ou são descendentes de açorianos” referiu ao Portal da Diocese o presidente do Grupo, Vitor Santos.
Fundado com o objetivo de promover atos culturais e desenvolver iniciativas solidárias com a comunidade, com a atribuição de bolsas de estudo para jovens que queiram ingressar no ensino superior, esta associação, também, tem contribuído para a preservação e divulgação da cultura Açoriana nas áreas de folclore, teatro, carnaval, cantigas ao desafio, fado, artes plásticas, marchas populares, cortejos etnográficos, concertos, publicação e apresentação de livros, festas populares etc.
Com cerca de 700 sócios ativos, o Grupo Amigos da Terceira possui desde 1998 um Centro Comunitário em Pawtucket, Rhode Island, com uma galeria de arte permanente. Serve de Sede para o Rancho Folclórico de Santo António, o mais antigo da região fundado em 1977.
As suas Festas mais significativas são os festejos em honra do Divino Espirito Santo no fim de semana do Memorial Day e as do seu padroeiro , São Vicente de Paulo, na segunda semana de Setembro.
Hoje o Centro Comunitário Grupo Amigos Da Terceira inclui também um Convívio semanal para idosos.
As comemorações das bodas de prata terminam no dia 20 de Outubro.