Serviço diocesano da catequese integra recenseamento nacional

Responsáveis querem conhecer a realidade no terreno

Foto: Igreja Açores/AMG

O Secretariado Nacional da Catequese está a promover um recenseamento nacional sobre a realidade concreta da catequese ao nível do país e das dioceses. A de Angra associa-se a esta iniciativa e acaba de enviar a todos os sacerdotes um formulário próprio que depois de inserido numa plataforma nacional e devidamente tratado a nível diocesano, irá permitir saber quantos catequisandos existem na região, em que etapas estão e quem são os catequistas e de que formação dispõem.

“Este recenseamento a nível nacional e ao nível da nossa diocese em particular,  assenta na necessidade de conhecermos quantos somos, quem somos, o que somos, isto é , quantos catequistas somos, quantos têm formação ou que tipo de formação têm seja a  nível de habilitações académicas seja catequéticas” referiu ao Igreja Açores o responsável pela catequese na diocese, o padre Jacob Vasconcelos.

O inquérito que agora é disponibilizado deve ser enviado por cada pároco até 31 de janeiro para sdaecangra@gmail.com.

“Este inquérito deve ser respondido pelos párocos com a ajuda das equipas de catequese que estão no terreno” esclarece ainda o sacerdote alertando para a necessidade de cada paróquia responder num só impresso mesmo que tenha mais de um centro de catequese.

“Só assim conseguiremos identificar tudo” refere.

Os dados recolhidos irão integrar uma plataforma nacional mas serão tratados a nível diocesano.

“Há paróquias que têm centros de catequese que estão ou não para além do cuidado direto do pároco (Por. ex., colégios privados com catequese). No entanto, seguiremos o critério da territorialidade, já que as nossas paróquias, são, pela sua própria natureza, territoriais”, destaca ainda o padre Jacob Vasconcelos.

 

Scroll to Top