Ofertório das Missas de 1 de janeiro, dia em que na diocese se eleva a Santuário Diocesano a ermida de Nossa Senhora da Paz, destina-se a campanha lançada pela CEP
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no seguimento da decisão dos Bispos na última Assembleia Plenária, está a organizar, neste tempo de preparação para o Natal, uma campanha de angariação de fundos em favor das comunidades cristãs da Terra Santa, duramente atingidas pela guerra.
Na diocese de Angra esta campanha será concentrada no dia 1 de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia mundial da Paz, conforme decretado pelo Bispo de Angra, numa informação enviada ao Sítio Igreja Açores. Assim ,as coletas deste dia em todas as Igrejas da diocese insular reverterão a favor desta campanha.
“Este dia ficará para sempre na história da nossa diocese porque a ermida de Nossa Senhora da paz em Vila Franca do Campo será elevada a Santuário. Rezaremos unidos pedindo a graça da paz por intermédio da Mãe de Deus e Senhora da Paz e materializaremos a nossa comunhão fraterna com a partilha de bens” afirma o bispo de Angra numa carta enviada a todos os sacerdotes.
Na missiva o prelado, D. Armando Esteves Domingues, esclarece que não se trata de um segundo peditório para os Lugares Santos.
“Este é diferente: destina-se a ajudar a Igreja presente na Terra Santa, que tem tido um papel heroico nesta guerra israelo-palestiniana que tantas vidas tem ceifado e deixado na miséria, na fome, na doença, tantas pessoas inocentes, muitos deles cristãos. Com poucos recursos, a Igreja na Terra Santa tem feito um trabalho escondido e consistente, sendo um oásis de paz no meio da guerra” esclarece D. Armando Esteves Domingues.
“Rogamos, pois, a si, caro sacerdote, que publicite o melhor possível esta iniciativa e que a leve a cabo com diligência, tendo em conta essa consciência cristã de que a Igreja deve ajudar sempre a Igreja que sofre” salienta ainda ao pedir às paróquias e outras comunidades eclesiais que enviem a recolha para a diocese na primeira semana de janeiro para a enviarmos imediatamente.
Outras pessoas ou organismos que pretendam associar-se podem enviar diretamente a Conferência Episcopal Portuguesa, até ao final do ano de 2024, para a conta bancária com o IBAN PT50 0018 0003 1381 1229 0204 9, indicando a referência CEP TERRA SANTA. O comprovativo de transferência bancária deverá ser remetido por e-mail para cep.sgeral@ecclesia.pt.