Crianças, catequistas e pais participaram nas celebrações em todas as zonas pastorais
O ano catequético arrancou este fim-de-semana nas Flores, com “dezenas de crianças, catequistas e pais” mobilizados para mais um ano de catequese na ouvidoria mais ocidental da diocese, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“Dezenas de crianças, catequistas e pais, deram uma vez mais a sua adesão ao conhecimento de Jesus, em celebrações que se concentraram nas diversas igrejas das três Zonas Pastorais da Ilha” ressalva a nota, destacando que “foram momentos de alegria e entusiasmo com a vivacidade natural das crianças e a esperança comprometida dos catequistas”.
O serviço da Catequese foi reestruturado na sequência da visita pastoral com a criação de uma equipa coordenada por três leigas- uma para cada zona pastoral- e com um assistente.
Segundo dados estatísticos do ano passado, das 323 crianças integradas na escolaridade obrigatória na ilha, 171 estão inscritas na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, frequentando a catequese; 73 estão matriculadas na disciplina mas não frequentam a catequese; nove frequentam a catequese mas estão matriculadas noutra disciplina e 40 crianças estão fora de uma e outra frequência.
(Com António Maria Gonçalves)