Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico cria grupo de reflexão bíblica

Encontros realizam-se nas segundas quintas-feiras do mês

Foto: Igreja Açores

 

A partir de quinta-feira, dia 14 de novembro, o Serviço Diocesano da Palavra e do Apostolado  Bíblico vai reunir um grupo  de reflexão e meditação da Palavra de Deus, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

“Este será um grupo de reflexão bíblica, para benefício espiritual, mas também para dar bases para a leitura da Palavra de Deus proposta pelo Concílio Vaticano II: uma leitura informada e esclarecida, despida de fundamentalismos ou desconhecedora da complexidade dos fenómenos da inspiração e da verdade bíblicas, que não são iguais aos das ciências humanas” salienta a nota.

As sessões, com periodicidade regular, terão lugar no Seminário, “dando vida a esta instituição que é chamada de coração da Diocese e que está agora, mais do que nunca, aberta às comunidades e procurando contribuir para a formação teológica dos leigos” diz ainda a nota.

Estas reflexões sobre a Palavra de Deus atenderão ao seu contexto que é muito diversificado. Este contexto implica o estudo de hebraico, aramaico e grego, o estudo da religião, da sociedade e história judaicas, a reflexão teológica sobre Cristo e a sua Palavra, os temas escatológicos e eclesiológicos, os valores morais propostos por Jesus, a própria conceção cristã sobre a humanidade (antropologia), salienta a inda a nota.

Este grupo pretende reunir de “forma simples e despretensiosa”, evitando “o academismo” mas “favorecendo a exatidão, a paixão pelo Filho de Deus e a profundidade e o caráter prático da sua mensagem: Cristo era verdadeiramente a Sabedoria de Deus Encarnada, o maior presente de Deus aos homens, o Mediador entre Céu e Terra.”

“Só conhecendo a sua palavra O podemos reconhecer”, descobrindo sempre o que significa ser Cristão, diz ainda a nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

A participação neste grupo é livro, nas segundas quintas-feiras do mês, a partir das 20h00, no Centro Pastoral João Baptista Machado.

 

Scroll to Top