“Sejam dadores de vida aos que estão perto e estão longe”- padre Joaquim Silva

Missionário Comboniano presidiu esta noite à celebração da iniciativa `Às sextas no Convento´

 

Foto: Igreja Açores/CR

À medida que o entusiasmo vai crescendo há mais jovens animados pela esperança que às sextas ao fim da tarde se juntam no Convento da Esperança, Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta delgada para rezar e conviver.

Esta sexta-feira,  a celebração contou com a presença de animadores missionários que durante quatro dias debateram estratégias de evangelização, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, no âmbito da Assembleia nacional dos Animadores Missionários dos Institutos Missionários Ad Gentes  e agora estão a passar o fim de semana em missão nas comunidades de acolhimento para onde foram enviados no final do encontro.

“Sejam dadores de vida aos que estão perto e estão longe” exortou o missionário padre Joaquim Silva, comboniano.

A partir do evangelho proclamado, o episódio da viúva pobre,  o sacerdote, que serviu 10 anos numa missão na Etiópia, sublinhou a marca de Deus na atitude da mulher que deu tudo o que tinha e não o que tinha a mais, como faziam os mais abastados.

“Vejam bem a generosidade desta mulher  que tem a marca de Deus. Quem dá a vida para que a humanidade seja um reino de Deus só pode ser um discípulo” referiu o sacerdote que salientou o modelo de vida do jovem Carlo Acutis, que é o patrono do Serviço Diocesano à Juventude e que acompanha estes jovens participantes  no evento `Às sextas no Convento´, todas as semanas.

“Cada um é chamado a dar o que tem e o que é; dar tudo para fazer Jesus conhecido”.

“Deixemo-nos provocar pela Palavra de Deus, sempre”, pediu o padre Joaquim Silva.

“Sejam jovens com esperança e alegres como foi o Carlo” pois a “tristeza é o olhar voltado para si e a felicidade é o olhar voltado para Jesus; dar o que nos sobra não tem a marca de Deus”, concluiu.

Às sextas no Convento” começa sempre com atendimento e direção espiritual, com a possibilidade de celebrar o sacramento da reconciliação ou um simples momento de escuta; às 20h00 haverá a Eucaristia e às 20h45 convívio.

Em cada sexta-feira será focado um aspecto biográfico ou da espiritualidade do beato Carlos Acutis, o jovem internauta que faleceu com 15 anos vítima de leucemia. A cada semana, os jovens poderão conhecer mais da vida do jovem beato, que é patrono do serviço.

Este momento destinado à juventude, mas aberto a quem quiser nele participar, será alternadamente assegurado pelos padres João da Ponte, Nuno Maiato e Nuno Pacheco de Sousa, os três sacerdotes da nova equipa do Serviço à Juventude, na diocese de Angra, com o apoio do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top