Igreja Matriz de São Sebastião acolhe Eucaristia Solene seguida de procissão.
A Ouvidoria de Ponta Delgada vai celebrar a festa de Corpo de Deus, unindo todas as paróquias na Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, numa Eucaristia Solene, às 18h00 do dia 22 de junho, seguida de procissão, informa uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso esta terça-feira.
A Festa e procissão do Corpo de Deus “tem uma longa e honrosa tradição, embora agora sem a participação e brilho de outros tempos”, diz a nota da ouvidoria indicando que este ano “ volta de novo a celebrar-se na Matriz, e, com um giro curto com saída da Igreja Matriz, Rua Conselheiro Luís Bettencourt, Rua Marquês da Praia, Rua Machado dos Santos, Rua António José de Almeida terminando com a bênção do Santíssimo Sacramento no Adro da Matriz”.
A nota apela a uma participação “significativa” de todas as “comunidades paroquiais, Santuário, Capelanias, Comunidades Religiosas, Confrarias do Santíssimo Sacramento, Movimentos e Obras de Apostolado para a participação na Eucaristia e na procissão que se segue”.
A nota informa, também, que os “Romeiros das Paróquias da Cidade de Ponta Delgada terão uma preparação e uma participação mais activa na festa deste ano”.
A festa do Corpo de Deus, celebrada no 60º dia após a Páscoa, é assinalada com a realização de várias procissões em todo o mundo católico.
Em Portugal, o Corpo de Deus foi um feriado nacional móvel até 2012, altura em que alguns feriados foram eliminados pelo governo. A suspensão do feriado do Corpo de Deus está confirmada até 2018, data em que a situação será reavaliada com a Santa Sé.
A primeira celebração do Corpo de Deus remonta ao século XIII, quando o Papa Urbano IV, em 1264, a instituiu, com o objetivo de sublinhar a doutrina de que o real corpo de Cristo se encontra no pão consagrado na altura da Eucaristia.