Cerca de 80 catequistas de São Miguel estará nas Jornadas Nacionais de Catequistas em Fátima

Deslocação à Cova da Iria é encarada como uma oportunidade de formação séria no percurso dos catequistas

Foto Igreja Açores/CR(Arquivo- Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima)

A reunião que decorreu esta quarta-feira à noite do Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada  foi  o pronúncio de como os catequistas de São Miguel estão a encarar  as próximas jornadas nacionais que se realizam em Fátima, nos dias 19 e 20 de outubro, e que irão abordar o novo Itinerário Catequético e os Sacramentos.

Cerca de 80 catequistas da maior ilha do Arquipélago já estão inscritos revela uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela equipa do Serviço Diocesano de Evangelização, Catequese e Missão da Diocese de Angra nas Ilhas de São Miguel e Santa Maria, que ontem esteve reunida com representantes da catequese de todas as ouvidorias da ilha e de algumas paróquias.
“A reunião consistiu na apresentação do plano de atividades programadas pelo Serviço para o ano Pastoral de 2024-2025 e definir a participação dos Catequistas nas Jornadas em Fátima” destaca a nota enviada.
Outro dos assuntos abordados na reunião prende-se com o Jubileu dos catequistas que será vivido a dois tempos: primeiro na diocese, já em fevereiro e depois em Roma, em setembro.
A diocese de Angra sugere o mês de fevereiro como o mês do Jubileu dos catequistas, aconselhando a realização de uma peregrinação, que no caso de São Miguel será à Igreja Jubilar que é o Santuário do Senhor Santo Cristo- Igreja de Nossa Senhora da Esperança, mas também a participação no Jubileu de Roma em setembro.
“No que se refere ao Jubileu dos Catequistas que se realizará em Roma, de 26 a 28 de setembro de 2025, a ideia que ficou delineada e aprovada por todos os presentes, foi de organizar junto de uma agência de viagens uma excursão dos catequistas a Roma, de modo a que toda a participação dos catequistas no Jubileu seja feita com maior segurança, controlo e tranquilidade para todos”, refere a nota.
“Espera-se grande adesão das paróquias, tendo em conta as atividades que irão organizar para angariação de fundos para a ida a Roma” refere ainda a nota.
Na dicoese haverá ainda outro grande momento a ser celebrado e vivido pelos catequistas com a realização da reunião anual dos secretariados diocesanos, que 20 anos depois regressa à diocese de Angra. A reunião decorrerá entre os dias 30 de abril e 3 de maio de 2025.
Jornadas nacionais  com cerca de centena e meia de catequistas açorianos inscritos
As Jornadas Nacionais de Catequistas (JNC2024), da Igreja Católica em Portugal, com o tema ‘Os Alicerces da Vida Cristã – O Itinerário e os Sacramentos’, vão realizar-se nos dias 19 e 20 de outubro, em Fátima.
As JNC2024 são promovidas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), e fazem parte do “caminho de receção e divulgação” do novo Itinerário para a Catequese, editado em 2022, informa o portal online ‘Educris’.
Os trabalhos das JNC2024 vão ser abertos pelo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, a partir das 10h00, no dia 19 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, do Santuário de Fátima.
Para a conferência de abertura, o SNEC convidou monsenhor Valentino Bulgarelli, diretor do Ufficio Catechistico Nazionale (UCN) da Itália; o sacerdote italiano vai refletir sobre ‘A Revelação e a transmissão da fé: os alicerces bíblicos do acreditar’, a partir das 10h30.
Segue-se a reflexão do padre Mário Sousa (Diocese do Algarve), biblista e coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia, sobre ‘Os sinais salvíficos da fé: o encontro com Cristo, na comunidade e pela comunidade’, ainda da parte da manhã.
A tarde do primeiro dia de Jornadas Nacionais de Catequistas começa com «’Cristo em ti’ – Celebração mistagógica com elementos catequéticos dos vários sacramentos», pelo padre Rui Ruivo (Diocese de Leiria-Fátima), e o tema ‘O encontro com a beleza e com o Deus que nos habita: Ser sacramento com e para os outros ou a vivência da caridade’, que vai ser apresentado pela professora Isabel Varanda, no polo de Braga da Universidade Católica Portuguesa.
Os catequistas têm também momentos de oração no programa das JNC2024, no dia 19 de outubro, são convidados a participar no Rosário e na Procissão das velas do Santuário de Fátima, a partir das 21h00 na Capelinha das Aparições.
No segundo e último dia das JNC2024, a partir das 10h00, vão ser apresentados os novos materiais catequéticos, na conferência ‘O novo itinerário da Catequese e os Sacramentos’, com os padres José Henrique Pedrosa (Diocese de Leiria-Fátima), Tiago Neto (patriarcado de Lisboa) e Rui Alberto (Salesiano).
As Jornadas Nacionais de Catequistas vão terminar com a celebração da Eucaristia, presidida por D. António Augusto Azevedo, na Basílica da Santíssima Trindade.

 

Scroll to Top