Iniciativa decorre entre os dias 25 e 27 de outubro
A Família Missionária Verbum Dei, de Lisboa, promove entre 25 e 27 de outubro, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, um retiro de silêncio, com o tema “Alegres na Esperança” (Rm 12,12).
“Qualquer pessoa que se sinta preparada para estar em silêncio com Deus, e com um grupo de pessoas que também procuram encontrar-se com Deus, poderá participar”, diz a organização numa nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Durante o retiro haverá momentos em que a missionária, que o orientará apresentará pistas para depois cada um, em silêncio, orar, sempre com base em passagens da Bíblia, refere ainda a nota.
Haverá também momentos de partilha onde cada um poderá, se assim o entender, partilhar com os outros um pouco da sua oração. O retiro acabará com uma missa celebrada pelo padre Nuno Maiato.
A participação no retiro exige inscrição, e terá um custo total de 75 euros, com alimentação incluída.
A Verbum Dei, fundada pelo padre Jaime Bonet, é uma Família Missionária que se expressa através de vários chamamentos e estados de vida, manifestados por diferentes grupos que partilham o mesmo carisma e missão de formar discípulos de Cristo centrados na Palavra de Deus: a Fraternidade Missionária Verbum Dei (FMVD), os Missionários Leigos Consagrados (LMCVD) e os Discípulos Missionários Verbum Dei (DMVD), pode ler-se na sua página online.
Foi reconhecida oficialmente pela Igreja a 17 de Janeiro de 1963. A 15 de Abril de 2000, foi dada a aprovação do direito pontifício à Fraternidade Missionária Verbum Dei. O mesmo que é formado por dois ramos de consagrados celibatários – o Ramo feminino dos Missionários Verbum Dei e o Ramo clerical masculino dos Missionários Verbum Dei – também integrado por um Ramo Missionário de Casamentos Verbum Dei.
Todos os membros da fraternidade, segundo o seu estado de vida, consagram a sua vida à prática dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência e dedicam-se à evangelização através da oração e do ministério da Palavra.