Festa tem lugar este domingo, no Nordeste
A Ermida de Nossa Senhora do Pranto, particularmente visitada na Quaresma pelos romeiros de São Miguel, que ali param, volta a acolher este domingo a sua festa com a tradicional Procissão ao Pocinho. O terço será às 15h00, seguido da Procissão.
A Ermida foi reaberta ao culto em fevereiro de 2012 depois de obras de ampliação e recuperação, nomeadamente o restauro do altar mor e de todo o espaço envolvente, com a criação de um parque de estacionamento e também de obras de melhoramento no trilho que é seguido pelos Romeiros. Ao longo do seu acesso encontram-se painéis de azulejos com os passos da Via Sacra.
A construção desta ermida na ouvidoria do Nordeste está associada a uma lenda nascida com o grande terramoto que abalou a ilha em 1522 e com o surto de peste que se lhe seguiu.
Em São Pedro Nordestinho, um jovem pastor de gado terá avistado Nossa Senhora que lhe terá ordenado a construção de uma ermida naquele local. Se assim fosse feito, o povo daquela localidade não sofreria da peste nem da crise sismo-vulcânica.
Durante a construção da ermida, outro milagre terá ocorrido quando, perante a falta de água, brotou da parede do templo, junto ao chão, água em abundância que jorrou até concluída a construção. Mais tarde, a água passou a brotar da rocha, no local presentemente conhecido por Pocinho, onde hoje ainda corre e os crentes afirmam vislumbrar a marca do pé de Nossa Senhora.
Segundo a tradição, contada por Gaspar Fructuoso e mais recentemente por José Augusto Borges, no livro “Senhora do Pranto”, naquele ano, quando se registava um surto de peste em Ponta Delgada, um pastor de gado avistou Nossa Senhora e a Virgem ter-lhe-á ordenado determinadas coisas, entre elas a construção da ermida. O povo, tomado de fé, tê-la-ia construído.
Desde então, a imagem de Nossa Senhora do Pranto é vestida com capas oferecidas pelos fiéis.