“Precisamos de falar com Deus, mas temos de lhe dar espaço ouvindo a sua Palavra e aquilo que Ele tem para nos dizer”- Padre João Pires

 

Foto: Igreja Açores /Arquivo

Reitor do santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, que já está em festa, apela a uma participação “ativa e intensa” nas eucaristias

O reitor do santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta (ilha Terceira), cuja festa começa esta sexta-feira, com o ínicio da novena preparatória, apela a uma participação “ativa e intensa” dos peregrinos em todas as eucaristias “da novena e da festa”.

“Participem ativa e intensamente nas eucaristias pois é aí que Deus nos fala pela Palavra, pela boca dos pregadores, é na eucaristia que Deus responde melhor às nossas preces” refere o sacerdote que é Reitor deste Santuário diocesano desde  2018.

“Por vezes nós falamos muito e deixamos pouco espaço para ouvir Deus falar. A oração, que este ano celebramos particularmente, é diálogo, não é monólogo” refere ainda o sacerdote apelando a que “deixemos que Deus fale connosco, temos de lhe dar espaço, quem sabe através do silêncio”.

A festa de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, na ilha Terceira, é a mais importante festa religiosa da ilha no verão, promovendo frequentes e numerosas peregrinações a pé em torno da ilha, em direção ao Santuário. Este ano são esperados mais de 15 mil peregrinos, a fazer fé nos números anteriores, embora só “cerca de 4200 participem efetivamente na Eucaristia e muito poucos celebrem o sacramento da reconciliação”.

“Os peregrinos vêm ao encontro da Mãe com os seus problemas pessoais de diversa natureza- económica, familiar, de saúde- e vêm pedir à Mãe porque acham que não são dignos de pedir diretamente ao pai. Bem vê,  é como nas famílias: quando queremos pedir algo ao Pai primeiro falamos com a mãe porque ela conhece-nos e pode interceder por nós” refere o sacerdote.

“O Santuário é um lugar de solicitude pastoral da Igreja pela presença materna de Nossa Senhora” esclarece o padre João Pires ao sublinhar os desafios “de sempre” deste espaço, que é único “pelo anúncio cuidadoso da Palavra de Deus, porque coloca à disposição dos fieis meios mais abundantes de salvação, pelo fomento da vida litúrgica, por meio da celebração da eucaristia, da penitência e, no próximo ano,  sendo um ano jubilar, haverá a indulgência e o perdão mais abrangente de Deus”.

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, vai celebrar a sua grande festa este ano com o tema ‘Senhor, ensina-nos a orar’, a partir desta sexta-feira, dia 30 de agosto, com a novena, e todos os dias há “a possibilidade dos peregrinos celebrarem o sacramento da reconciliação”, entre as 16h00 e as 20h00.

Durante estes dias da novena, até 7 de setembro, o Santuário diocesano estará aberto entre as 08h00 e as 24h00 (horário local). Às  20h00 é celebrada a Eucaristia, com pregação do padre Nélson Pereira, pároco das Lajes e responsável pelo Serviço Coordenador da Formação.

Do programa religioso da Festa de Nossa Senhora dos Milagres, na novena, às 19h30, reza-se o Terço, que vai ser meditado por diferentes grupos, como os Romeiros do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o Movimento da Mensagem de Fátima, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, as Equipas de Nossa senhora e os escuteiros.

O bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, regressa ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres para presidir novamente à sua festa, no próximo dia 8 de setembro, a Missa solene, começa às 16h00, seguindo-se a procissão.

A primeira celebração dedicada a Nossa Senhora dos Milagres aconteceu a 11 de setembro de 1764 e está ligada a vários momentos difíceis da história do arquipélago e de Portugal, com as comunidades a virarem a sua esperança para Maria. Mas, esta devoção afirmou-se definitivamente a partir de 1842. A construção da igreja começou em 1819, liderada pelo general Francisco António de Araújo, e foi concluída em 1842.

Habitualmente os funcionários públicos têm tolerância de ponto na segunda feira, designada segunda feira da Serreta, e nesse dia as famílias reúnem-se para pic-nics e festas particulares.

Scroll to Top