Escola de Organistas inicia os trabalhos em outubro. Inscrições estão abertas até 22 de setembro
O Serviço Diocesano de Liturgia, através do departamento da ilha Terceira, vai iniciar uma “Escola para organistas”, oferecendo três tipos de cursos em função do grau de conhecimento dos candidatos à formação, na ilha Terceira.
“Atendendo à crescente carência de organistas formados para o acompanhamento litúrgico das diversas celebrações paroquiais, o Departamento de Liturgia da Ilha Terceira pretende criar uma Escola de Organistas com o intuito de oferecer formação a leigos interessados em aprender ou a aprofundar os seus conhecimentos musicais no tanger do órgão” refere o padre Nelson Pereira numa nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
A formação destina-se a pessoas com “alguns conhecimentos musicais e alguma prática do instrumento musical”, bem como a pessoas com nenhum conhecimento musical, mas com interesse em aprender a tocar o órgão, na ilha Terceira.
Por isso, são oferecidos três cursos diferenciados:
– um curso de iniciação musical destinado àqueles que tenham fracos conhecimentos musicais, permitindo uma consolidação dos conhecimentos básicos da teoria musical antes de ingressarem na aprendizagem do instrumento musical;
– um curso de iniciação ao teclado destinado à aprendizagem específica do instrumento musical, lançando as bases fundamentais para a sua execução;
– um curso de harmonia destinado a um maior aprofundamento e desenvolvimento da técnica organística e do acompanhamento litúrgico.
A formação terá início no próximo mês de outubro e consistirá em sessões quinzenais, às quartas-feiras durante 2 horas, estando ainda por definir o lugar da formação, que dependerá das inscrições.
As inscrições podem ser feitas através do formulário enviado em anexo, ou através do link ou do QRCode que acede à inscrição online. As inscrições devem ser feitas até 22 de setembro. O lugar da formação será determinado consoante o concelho da ilha com mais inscrições.
As sessões são gratuitas, pedindo-se apenas um valor de inscrição de 10€ destinado aos materiais necessários para a formação.