Nomeações diocesanas pretendem “favorecer” a colaboração entre párocos e paróquias

Foto: Igreja Açores/Arquivo

Bispo de Angra divulga nomeações para paróquias, serviços e movimentos tendo por base  a sinodalidade como marca “constitutiva no presbitério, nas paróquias e Ouvidorias”

O bispo de Angra acaba de dar a conhecer esta quinta-feira as segundas nomeações do seu episcopado, sublinhando, uma vez mais, a necessidade de um modelo colaborativo entre párocos e paróquias, com destaque para a nomeação de dois sacerdotes para a coordenação pastoral e formativa da diocese e para as nomeações in solidum em mais três ouvidorias: Vila Franca do Campo, Flores e Fenais da Vera Cruz .

“Estas nomeações tendem a favorecer a colaboração entre párocos e respetivas paróquias entre si, para não serem comunidades isoladas, mas abertas umas às outras” pode ler-se no documento promulgado por D. Armando Esteves Domingues.

“Cada uma potencia os seus ministérios e serviços abrindo-os à comunhão e partilha com as paróquias vizinhas. Seja com nomeação in solidum ou outra, os párocos são os primeiros a seguir pela `interdependência´ nas tarefas pastorais, para melhor servirem e motivarem todo o Povo de Deus” justifica o prelado diocesano que destaca estas nomeações como mais uma etapa para que a “sinodalidade se torne constitutiva no presbitério, nas paróquias e Ouvidorias”.

“A nossa diocese vive com a Igreja universal um percurso de renovação de estruturas e comunidades eclesiais, dando-lhes um estilo mais sinodal, que leve à participação de todo o Povo de Deus nas tarefas que a todos dizem respeito. É um trabalho lento, mas pretendemos fazer caminho sem hesitações” assegura D. Armando Esteves Domingues.

Os anos de 2024 e 2025 foram definidos na Igreja Açoriana como anos de transição para os três triénios que a levarão até 2034, quando se completarão os 500 anos desta Igreja local.

“São dois anos para dar prioridade à Esperança, mesmo se vivemos tempos incómodos no que à transmissão da fé diz respeito. Pretende-se também lançar bases para uma formação mais alargada seja para os envolvidos na pastoral das comunidades, seja para quantos pretendam aprofundar os seus conhecimentos. Os desafios atuais pedem cristãos capazes de ser “Igreja em saída”, mas devidamente preparados”, escreve ainda o bispo de Angra que aponta a reorganização pastoral “como a expressão mais visível de sinodalidade concreta”.

Nesta linha, prossegue, também as Visitas Pastorais previstas este ano para quatro ilhas – Flores, S. Jorge, Graciosa e Santa Maria, – “irão privilegiar os encontros com os organismos de comunhão e serviços inter-paroquiais de Ouvidoria ou Ilha. Precisamos aprofundar a identidade de cada ilha, traçar um Plano e etapas para garantir as especificidades de cada paróquia e Ouvidoria/Ilha, bem como os meios para o realizar”, conclui o prelado agradecendo a todos a disponibilidade para o serviço.

 

NOMEAÇÕES 2024

Ouvidoria da Povoação

– Pe. Francisco José Gomes Rodrigues é nomeado pároco de Água Retorta, Faial da Terra, Matriz da Povoação e Remédios, na Ouvidoria da Povoação. Deixa os anteriores ofícios.

Ouvidoria de Fenais da Vera Cruz

– Pe. Carlos Eduardo dos Santos Simas é nomeado pároco in solidum com o Pe. Leonardo Alberto Baganha Cabral de Fenais da Ajuda, Curato da Ribeira Funda, Curato da Lomba, na Ouvidoria de Fenais da Vera Cruz e pároco da Salga, na Ouvidoria do Nordeste. Mantém os ofícios anteriores.

– Pe. Leonardo Alberto Baganha Cabral é nomeado pároco in solidum com o Pe. Carlos Eduardo dos Santos Simas na paróquia de Fenais da Ajuda, Curato da Ribeira Funda, Curato da Lomba, na Ouvidoria de Fenais da Vera Cruz e da paróquia da Salga, na Ouvidoria do Nordeste. Deixa os ofícios anteriores.

– Pe. José Maria Medeiros Melo ficará a colaborar pastoralmente com os padres Carlos Eduardo dos Santos Simas e Leonardo Alberto Baganha Cabral.

– Pe. Carlos Eduardo dos Santos Simas é nomeado Moderador da Equipa de Párocos in solidum nas paróquias de Fenais da Ajuda, Curato da Ribeira Funda, Curato da Lomba, na Ouvidoria de Fenais da Vera Cruz e pároco da Salga, na Ouvidoria do Nordeste.

Ouvidoria de Vila Franca do Campo

– Pe. André Tiago Jesus de Resendes é nomeado pároco de São Pedro, São Miguel Arcanjo, Água de Alto, Ponta Garça e Ribeira das Taínhas, in solidum com os padres José Alfredo Torres Borges e Tiago Samuel Ormonde Tedéu e deixa os anteriores ofícios.

– Pe. José Alfredo Torres Borges é nomeado Moderador da Equipa de Párocos in solidum da Ouvidoria de Vila Franca do campo.

Ouvidoria de Angra:

– Pe. Igor Samuel Lima Oliveira é nomeado Vigário paroquial de São Mateus e pároco de 5 Ribeiras, na Ouvidoria de Angra do Heroísmo. Deixa a capelania das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e mantém os restantes ofícios.

– Pe. Marcos Henrique Pereira Miranda é nomeado Vigário Paroquial de São Carlos e Cinco Ribeiras, na Ouvidoria de Angra do Heroísmo, e mantém os restantes ofícios.

– Pe. Jacob Fernando Nóia Vasconcelos deixa a paróquia de 5 Ribeiras e mantém os restantes ofícios.

– Pe. Jorge Manuel Mendonça Luís é nomeado capelão do colégio de S. Gonçalo.

Ouvidoria da Praia da Vitória

– Diácono Leonel Vieira é nomeado para colaborar na pastoral das paróquias de Fontinhas e Agualva, na Ouvidoria da Praia da Vitória.

Ouvidoria das Flores

– Pe. Valdiney Rosa Teodoro é nomeado Pároco in solidum com o Pe. Jorge Gabriel Pinheiro Sousa e Pe. Júlio Alexandre Aguiar Rocha das paróquias que compõem a Ouvidoria das Flores.

– Pe. José Medeiros Constância é dispensado de pároco e Ouvidor da Ouvidoria das Flores.

– Pe. Júlio Alexandre Aguiar Rocha é nomeado Moderador da Equipa de Párocos in solidum da Ouvidoria das Flores.

Ouvidoria de Ponta Delgada

– Diácono André Furtado é nomeado para colaborar na pastoral das paróquias da zona Oeste da Ouvidoria de Ponta Delgada.

Ouvidoria de Lagoa

– Diácono Rui Pedro Soares é nomeado para colaborar na pastoral das paróquias de Rosário, Atalhada e Santa Cruz, na Ouvidoria da Lagoa.

Serviços Diocesanos

– Pe. Jacob Fernando Nóia Vasconcelos é nomeado Diretor do Serviço de Coordenação da Pastoral Diocesana

– Pe. Nelson Filipe Brasil Pereira é nomeado Diretor do Serviço de Coordenação da Formação Diocesana

– Rui Manuel Monte Medeiros e Ana Carolina Couto Bernardo são nomeados casal Coordenador do Serviço Diocesano da Família

– Pe. Bruno André de Melo Espínola é nomeado Assistente do Serviço Diocesano da Família

– Gisela Baptista é nomeada Coordenadora do Serviço Diocesano de Juventude

– Pe. João Manuel Oliveira da Ponte é nomeado Assistente do Serviço Diocesano de Juventude

– Pe. José Medeiros Constância é nomeado Diretor do Instituto Católico de Cultura

Outros:

– Pe. Alexandre Duarte Braga de Medeiros – a seu pedido, é dispensado de qualquer ofício na Diocese de Angra, pelo período de 3 anos, para se dedicar ao serviço pastoral na Diocese de Évora.

– Pe. Davide de Jesus Rocha Barcelos – a seu pedido, é-lhe concedida a prorrogação do tempo sabático para estudos teológicos na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

 

Scroll to Top